Pescadores, preparem os molinetes, as varas, linhas, anzóis e iscas. Nos dias 9 a 12 de outubro próximo acontecerá na comunidade de Porto Rolim, no Vale do Guaporé (RO), o 2º Festival de Pesca Esportiva Embarcada. A competição, estratégia de marketing do Projeto Turismo no Vale do Guaporé, realizado em parceria pela prefeitura e Câmara Municipal de Alta Floresta do Oeste e pelo Sebrae.
Poderão ser fisgadas pelos pescadores 11 espécies de peixe: pirarara, surubim, caparari, corvina, barbado, matrinxã, cachorra, pintado, jaú, pirapitinga e jatuarana.
Com o apoio do Sebrae e do Instituto Vida Nativa, o festival tem outro diferencial, além de acontecer num cenário exuberante: todas as espécies capturadas devem ser devolvidas ao rio.
Ainda completando o cenário fundamental da Amazônia Continental, o festival acontece em uma região totalmente preservada, possuindo em seu entorno dois grandes parques biológicos – de um lado, o Parque Estadual Corumbiara, completado pelos rios Guaporé e Mequéns; de outro, o Parque Nacional da Bolívia.
Segundo os responsáveis pelo Projeto Turismo no Vale do Guaporé, o rio Mequéns é um grande berçário de reprodução de peixes da região, que, junto com o parque boliviano, contribui formam um grande estoque pesqueiro.
Etapas
O evento será realizado em duas etapas. A primeira, no dia 10 de outubro e a segunda, dia 11, ambas das 8h às 11h30. Completam o evento outras competições esportivas como festival de praia, shows, escolha da rainha do festival e muita pescaria.
O critério de pontuação segue a tabela abaixo, sendo classificadas a três equipes que obtiverem a maior pontuação entre os concorrentes.
Pontuação
As espécies que valerão para pontuação do concurso, por centímetro de peixe, segundo o regulamento, são pirarara, corvina, barbado, matrinxã e cachorra, medindo 15 centímetros; surubim, caparari, pintado e jaú com 25 centímetros; e pirapitinga e jatuarana, 70 centímetros.
Os ganhadores levarão um barco de alumínio de 5 metros com motor de 15 HP (1º lugar), motor de 15 HP (2º) e barco de 5 metros (3º). As inscrições podem ser feitas nas unidades do Sebrae, na prefeitura de Alta Floresta do Oeste e na sede da entidade de pescadores Ecomeg, na comunidade de Porto Rolim. Maiores informações podem ser obtidas através dos telefones (69) 3451-4068 e (69) 3451-3122.