A primeira câmara de vereadores – Por Anízio Gorayeb

A primeira câmara de vereadores – Por Anízio Gorayeb

A primeira câmara de vereadores – Por Anízio Gorayeb

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
No ano de 1969, mais precisamente em novembro, aconteceu a eleição para a composição da Primeira Câmara de Vereadores de Porto Velho. Na época vivíamos num regime de ditadura militar, e o país tinha apenas dois partidos políticos: a ARENA – Aliança Renovadora Nacional, partido da situação, e o MDB – Movimento Democrático Brasileiro, partido de oposição, o qual deu origem ao PMDB de hoje.
 
Com quase 15 anos de idade, posso afirmar que foi a primeira eleição em que participei como “cabo eleitoral”. Afinal meu saudoso pai disputava uma das nove vagas para vereador. Os eleitos pela ARENA foram: Anísio Gorayeb, José Saleh Moreb, Antonio Serpa do Amaral, Dionísio Xavier da Silveira, Edgar Lobo de Vasconcelos e Edgar Monteiro Brasil. Pelo MDB foram eleitos: Francisco das Chagas Teixeira, Inácio Mendes e Joventino Ferreira Filho. 
 
O Vereador Anísio Gorayeb foi o mais votado, recebeu 637 votos. Em conseqüência foi eleito entre os pares como o primeiro Presidente da Câmara de Vereadores de Porto Velho. O ato de instalação aconteceu no auditório do Colégio Normal Carmela Dutra, no dia 8 de janeiro de 1970, e foi presidido pelo Juiz Francisco Duarte Cezar Montenegro, atualmente desembargador aposentado.
 
Como não havia ainda um local para abrigar a nova casa de leis, os vereadores se reunião em uma sala na própria Prefeitura, na época Palácio 31 de Março. Somente quase um ano após sua instalação, a Câmara de Vereadores de Porto Velho inaugurou sua primeira sede, na Rua José Bonifácio, no mesmo prédio onde funcionou a Prefeitura de Porto Velho até 1964.
 
Em meados de 1970, o Vereador Anísio Gorayeb, aceitou o convite do Governador João Carlos Marques Henriques, e licenciou-se para assumir a presidência da recém criada CAERD – Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia. Em seu lugar, assumiu a Presidência da Câmara o Vereador José Saleh Moreb. O vereador Anísio Gorayeb não retornou mais para as atividades parlamentares e nem se candidatou à reeleição. Presidiu a CAERD até o ano de 1975. Foi o último cargo publico exercido pelo mesmo. Faleceu prematuramente aos 59 anos, dia 20 de julho de 1979.
 
É importante destacar que naquela época os vereadores não tinham salário, e nenhum tipo de remuneração, todos tinham suas profissões, como no caso do meu pai que era funcionário público.
 
Aproveito a oportunidade para registrar que recebi no dia 28/10, o oficio Nº 024/2010-CMPV/GAB/JO, do Vereador Jean Oliveira, do qual transcrevo parte do texto: “comunicamos ao nobre amigo e toda família “GORAYEB” que no dia 16 de novembro de 2010, as 10:00 horas, na Câmara Municipal de Porto Velho, se dará cumprimento a Resolução Nº 535/CMPV, de 24/03/202/10, que denominou o Pavilhão Nº 2 desta Casa de Leis, de Vereador “ANISIO GORAYEB”, em justa homenagem ao primeiro Presidente desta Câmara Municipal de Porto Velho...”
 
A família Gorayeb agradece ao Vereador Jean Oliveira, pela indicação, e a todos os vereadores da atual legislatura, que aprovaram por unanimidade a indicação desta homenagem ao meu saudoso pai.
 
Uma bela homenagem a este filho de Porto Velho, nascido aos 23 dias do mês de maio de 1920, no Distrito de Fortaleza do Abunã.
 
MUITO OBRIGADO.
 
Fiquem todos com Deus...
 
Até a próxima.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

LCF CONSTRUÇÃO LTDA

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS