O “Integração AABB Comunidade” é um programa da Fundação Banco do Brasil – FBB, da Federação Nacional das Associações – FENABB, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cacoal e Pastoral da Criança. Na manhã da última segunda-feira, 13, no clube da AABB,
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
![]() |
Também participaram do evento o prefeito, Padre Franco Vialetto, PT, e parte dos secretários municipais, que diretamente estão ligados ao programa, através da parceria firmada com a prefeitura. O Integração AABB Comunidade foi implantado em Cacoal no ano 2000, sendo durante cinco anos o único do Estado de Rondônia, porém seguindo o exemplo de Cacoal, mais oito cidades já o implantaram.
Segundo a ex-aluna Celi, ela é muito agradecida por tudo que o programa representou em sua vida, “fui aluna da primeira turma e no período que estudei aqui aprendi a me valorizar, respeitar e ser respeitada, mas principalmente buscar a minha dignidade. Sai daqui com um bom currículo, e logo que sai ingressei-me no mercado de trabalho”, disse emocionada.
A mãe Mirian que tem dois filhos que freqüentam o programa, compara-o como uma grande casa que acolheu seus filhos, “é bom você poder ir trabalhar tranqüila, pois desde que meus filhos começaram a freqüentar não preciso mais me preocupar em encontrá-los nas ruas quando retorno”. Ela disse ainda que já foi chamada pela coordenação do programa algumas vezes, tanto para elogios, quanto para reclamações, mas sempre valeu a pena, pois dessa forma pôde acompanhar o desempenho dos filhos.
A coordenadora do programa Graça Lucena, lembrou que Padre Franco, na época pároco, foi o idealizador do programa em Cacoal, “ele foi o precursor de mais uma obra em benefício dos menos favorecidos, que incansavelmente, como é de sua índole, não mediu esforços para mais uma vez buscar melhores condições de vida para todos aqueles que se encontram à margem da sociedade, em total condição de vulnerabilidade”, recordou Graça.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!