JI-PARANÁ - Programa Brasil Alfabetizado abre inscrição para alfabetizadores
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Os alfabetizadores são candidatos voluntários que recebem uma ajuda de custo do programa equivalente a R$ 250,00 para uma carga horária de 10 horas semanais, distribuída em quatro dias de duas horas e meia por dia. Caso o mesmo alfabetizador pegue duas turmas, esse valor passa para R$ 500,00.
Para os alfabetizadores, o pré-requisito é ter no mínimo o ensino médio completo e vontade de ensinar. Cada alfabetizador monta sua própria turma nos bairros e distritos onde reside ou escolheu trabalhar, podendo ser nos asilos, presídios, escolas, igrejas, associações, residências e etc.
Segundo o Secretário de Educação de Ji-Paraná, Vanderlei Nunes, o projeto teve grandes avanços nesta gestão, pois o objetivo do Brasil Alfabetizado é despertar a vontade de estudar nas pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar. “É a chance de resgatar a cidadania dessas pessoas e reparar um pouco da dura realidade do analfabetismo no Brasil”, disse Vanderlei. Para participar do Brasil Alfabetizado, o alfabetizando deve ter idade mínima de 16 anos.
De acordo com Vanderlei, a maioria dos 900 alunos alfabetizados no programa em 2009/2010 são idosos, onde muitos saíram lendo e escrevendo, realizando um sonho antigo. Maiores informações pelo telefone 3416-4154.
O Programa – O MEC realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado, voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. Uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade.
O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o Território Nacional, com o atendimento prioritário a 1.928 municípios que apresentarem taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!