O Ministério Púbico, por meio dos promotores de justiça Dr. Adilson Donizeti, e Dra. Luciana Ondei, também se posicionaram a respeito do possível fechamento do posto da Polícia Rodoviária Federal em Jaru.
Assim que tomou ciência da decisão, a promotora de justiça, Dra. Luciana Ondei, no objetivo de obter maiores esclarecimentos sobre a decisão, contatou através de ofício o senhor João Bosco Ribeiro, Chefe da seção de Policiamento e fiscalização da 21ª Superintendência Regional em Rondônia e Acre, e por meio de documento reenviado a promotoria, João Bosco confirmou a pretensão, e explicou as causas que levaram a superintendência a optar pelo fechamento.
Tratando deste assunto estiveram reunidos com os promotores de justiça na manhã desta quinta feira, o chefe do policiamento e fiscalização da 3ª Delegacia da PRF em Ariquemes e Jaru, Epitácio Ribeiro dos Santos, o PRF Elóy de Castro, e o presidente da OAB em Jaru Dr. Mario Roberto.
Na ocasião o presidente da OAB Mario Roberto reiterou seu posicionamento contrário ao fechamento do posto de Jaru, mencionando as ações já tomadas pela ordem a fim de impedir que esta decisão realmente se efetive.
Os policiais rodoviários presentes apenas responderam os questionamentos levantados pela promotoria, e falaram da importância de se manter o posto de fiscalização e da satisfação em atuar no município.