Depois de participarem da 8ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) que aconteceu de 05 a 07 de junho deste ano, em Rondônia, dois alunos da Casa da Juventude (Letícia Araújo e Gabriel Oldenburg), da coordenadoria municipal de Políticas Públicas para a Juventude, tiveram seus nomes escolhidos e foram convidados a representar Porto Velho nacionalmente, no evento de mesmo gênero.
Gabriel é aluno da Casa da Juventude e Letícia ex-aluna, é hoje voluntária da Casa. Eles vão representar o município na 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA) que acontece de 11 a 14 de julho de 2012 no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília (DF).
Letícia e Gabriel fizeram a parte da equipe de comunicação no evento estadual, chamado de Protagonismo Educomunicação, e vão para Brasília desempenhar o mesmo papel fazendo a cobertura completa do evento que reunirá além de autoridades ligadas ao assunto, jovens de todo o país.
A garota, que depois de fazer o curso de DJ se transformou em voluntária da casa, quer dar oportunidades a crianças, jovens e adolescentes, que vivem em situação de vulnerabilidade social, e de vislumbrar novos e melhores horizontes. Ela diz que este convite foi muito importante para ela e para a Casa.
“Não imaginava ser convidada para um evento tão importante. Sei que vou aprender muito e também vou poder divulgar o trabalho desenvolvido, pela Casa da Juventude aqui em Porto Velho, e compartilhar com outros jovens as minhas experiências” diz a jovem.
Protagonismo e Educomunicação
A inovação da metodologia deste ano está na participação dos adolescentes em todas as etapas da Conferência: organização da nacional, estaduais e municipais. A expectativa da Comissão Organizadora é receber cerca de 800 adolescentes, em julho, de um total de três mil participantes.
A cobertura educomunicativa, além de utilizar técnicas do jornalismo, é principalmente uma reflexão socioeducativa de formação e mobilização de crianças e adolescentes que passa pelas discussões sobre democracia, direitos sociais do cidadão, educação para a paz e de solidariedade entre os povos.
De acordo com a coordenação do evento nacional, a possibilidade de trabalhar com a Educomunicação abre espaço para a criação e fortalecimento de vínculos entre eles, não apenas no momento da cobertura, mas na escola e na comunidade. “Cria, divulga e fortalece o direito à comunicação que também dá acesso a todos os demais”, afirma.
CNDCA
A Conferência Nacional é construída sob cinco eixos estratégicos: 1) Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes; 2) Proteção e Defesa dos Direitos, 3) Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes, 4) Controle Social da Efetivação dos Direitos, 5) Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
O evento é gerido pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNPDCA), que após a 8ª Conferência Nacional, criaram um grupo intersetorial formado por 13 Ministérios e quatro conselheiros da sociedade civil.
A partir das 68 diretrizes aprovadas, foram elaborados os princípios, as diretrizes e os objetivos estratégicos do Plano Decenal. Todo o processo da conferência de 2012, que se iniciou com as municipais, está sendo pautado pela discussão dessa elaboração tendo em vista três focos principais: sua mobilização, implementação e monitoramento.