DEAAI foi construída com recursos das compensações sociais da Usina Jirau.A delegacia que nunca teve sede própria, a partir desta quarta-feira, 27, começou a atender em novo endereço definitivo. A Energia Sustentável do Brasil (ESBR) investiu R$ 1.562.624,86 para construir e entregar, na terça, 26, a nova Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (DEAAI), na avenida Amazonas, com rua José Amador dos Reis, zona Leste de Porto Velho.
Foram construídas 11 salas no total, onde há sala para psicólogo, delegado, duas celas, sete banheiros, cozinha, cartório e sala de espera. “Dos R$ 67 milhões conveniados com Estado, de acordo com o Protocolo de Intenções, quase 50% desses recursos são destinados à área de segurança pública de Rondônia”, disse Carlos Alberto Silvestre, Assessor Institucional da ESBR, durante a solenidade de inauguração da delegacia.
Com novo prédio, moderno e mais estruturado, a delegada titular Juraci de Souza Aguiar quer diminuir a média de dois mil procedimentos instaurados por ano, envolvendo menores em conflito com a lei na Capital. De janeiro até junho, revela, foram mais de 900 casos, como furtos, roubos, tráfico de drogas e homicídios.
“Por estarmos mais perto de onde há mais criminalidade, cerca de 70% do total por ano nós podemos prevenir com mais eficácia o conflito familiar e as ocorrências dentro da comunidade”, informou a delegada. “Foram muitos anos dependendo do espaço físico de outras delegacias para conseguir trabalhar”, desabafou. A obra só foi construída por conta das compensações sociais da Usina Hidrelétrica Jirau em convênio firmado com o Governo de Rondônia.