A Embaixada dos Estados Unidos divulgou na última segunda-feira (25) a lista com os nomes dos 20 professores que seguirão adiante no processo seletivo do programa Líderes Internacionais em Educação (International Leaders in Education Program – Ilep), no qual Rondônia tem dois professores selecionados.
O Ilep é voltado a professores de língua inglesa que atuam nas escolas públicas e tem por objetivo o aperfeiçoamento do ensino no idioma. O evento é promovido pela Embaixada dos Estados Unidos em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
A professora Patrícia Pereira Ferreira, da escola estadual Campos Sales, de São Francisco do Guaporé e o professor Raimundo da Silva Menezes, da escola estadual Marechal Castelo Branco, de Porto Velho, foram contemplados no programa e participarão das próximas etapas do evento.
De acordo com a Embaixada dos Estados Unidos, a análise da documentação foi extremamente criteriosa. O processo de pré-seleção foi difícil, devido ao altíssimo nível dos candidatos e ao número limitado de 20 vouchers recebidos pelo governo americano para a realização do programa.
Após a análise do material dos candidatos, das respostas para cada um dos quesitos do formulário, também foram considerados dados como o detalhamento das cartas de recomendação da escola, o nível de inglês e o potencial dessa oportunidade para o interessado, devido à pouca ou nenhuma exposição acadêmica profissional no exterior.
O curso tem duração de cinco meses e acontecerá entre os meses de janeiro e maio de 2013, nos Estados Unidos. Durante o programa, os professores participam de treinamento intensivo em metodologias e estratégias de ensino, planejamento de aula, liderança e uso de tecnologias. O curso inclui ainda estágio em uma escola de ensino médio norte-americano.
O secretário de Estado da Educação de Rondônia, Júlio Olivar, esteve com os dois professores e desejou sucesso nas etapas do programa e elogiou o desempenho profissional dos aprovados, pois mostra o potencial e a qualidade dos professores da rede pública estadual de ensino.