Esteve em visita a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia – FIERO, no dia 21 de agosto, o coordenador nacional do Prêmio José Rincón, em reunião com o diretor do escritório executivo da Federação, Elmir Marques, agradeceu o apoio institucional e anunciou que em 2015, a coordenação local do prêmio voltará para a Federação de Rondônia.
Além desse, outro Prêmio também está em cartaz: o Banco da Amazônia. Realizados conjuntamente desde 2009, os prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente inscrevem projetos, em várias categorias, até 09 de setembro. O valor da premiação é de 65 mil reais, o maior da América Latina. Para se inscrever basta acessar o site www.amazonia.mdic.gov.br.
O prêmio Professor Samuel Benchimol inclui duas naturezas de premiação: uma para a identificação de projetos inovadores nas áreas ambiental, econômico-tecnológica e social e outra, para reconhecimento de personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da região. Rincón explica que “a única exigência para concorrer ao Prêmio é que sejam apresentados projetos úteis ao desenvolvimento equilibrado e sustentável da Amazônia”.
Já o prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente busca identificar projetos com abordagem integrada, preferencialmente, reconhecendo e valorizando as empresas na Amazônia. Além disso, também valoriza as iniciativas de suporte ao desenvolvimento regional, estimulando a criação de projetos inovadores no setor econômico e educacional.
Serão aceitos apenas trabalhos inéditos, nunca experimentados na região, salvo em casos de projetos-piloto ou iniciativas trazidas com as adaptações para replicação na região e devidamente explicitadas na proposta. O julgamento das propostas submetidas acontece no mês de outubro e a entrega da premiação em novembro.
A iniciativa do Prêmio Samuel Benchimol é do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC, da Confederação Nacional da Indústria - CNI, do Banco da Amazônia com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM e Ação Pró-Amazônia, associação que congrega as federações da Amazônia Legal.
Durante a reunião esteve presente uma comissão da Bemol que faz parte da coordenação. O coordenador de Marketing, Meyer Neto, a coordenadora de RH (Recursos Humanos), Vânia Silva e o coordenador do Programa Bemol de Educação do Consumidor em Porto Velho – PBEC/PVH.