Tomou posse na tarde deste terça feira (01), em uma cerimônia realizada nas dependências da Igreja Batista Nacional, a prefeita do município de Jaru, Professora Sonia Cordeiro (PT), juntamente com seu vice Inaudo Pedro Alves (PP) e 15 novos vereadores que integram a nova composição da Câmara Municipal de Jaru.
As confortáveis e amplas instalações da igreja ficaram pequenas para comportar o numeroso público que compareceu para acompanhar a cerimônia.
Inicialmente foi composta a mesa de honra com a presença do empresário João Gonçalves, do Comandante da Polícia Militar Major Plínio, o representante do Corpo de Bombeiros Sargento Ivanildo, o presidente do diretório municipal do PT Valdeir Anício de Araújo, a prefeita do município de Jaru Professora Sonia, o Secretário municipal de obras Gerson Gomes Gonçalves, vereadores eleitos e demais autoridades.
Em seguida foi dado inicio a cerimônia de posse com o juramento dos 15 vereadores eleitos no pleito eleitoral 2012, os quais na oportunidade fizeram um breve discurso ao público presente.
Antes de ser dada posse a prefeita, professora Sonia e seu vice Inaldo, foi realizada a eleição da nova mesa diretora da Câmara de Vereadores do Município, sendo eleito o vereador Josimar do PT como o novo presidente da casa de leis do município.
Após a eleição, o novo presidente da Câmara de Vereadores empossou a prefeita professora Sonia, e seu vice Inaldo.
A prefeita Sonia Cordeiro, eleita no ultimo dia 07 de outubro com 14.027 votos, 49,08% do total, após realizar o juramento, em uso da palavra, cumprimentou todos os presentes e em um discurso transcrito em oito paginas, enalteceu a conquistas das mulheres, destacando seu orgulho em ser a primeira mulher prefeita deste município. Na ocasião a prefeita também falou de sua trajetória de luta, se emocionando ao relembrar que parte dela esteve de seu lado o ex-deputado Federal Eduardo Valverde, falecido em um acidente automobilístico na BR 364.
Sonia concluiu prometendo dar sua parcela de contribuição para o desenvolvimento do município de Jaru, melhorando as condições de vida da população desta cidade.
Fugindo os roteiros e protocolos convencionais para estas ocasiões, a nova prefeita foi coroada na cerimônia, ela também recebeu as chaves da prefeitura municipal das mãos do Secretário da antiga administração Mirley Emanuel, que adentrou a igreja sob intensas vaias, mas após um discurso firme e direcionado em apoio a nova prefeita, o mesmo foi compensado com vários aplausos.