Biblioteca Municipal exibe painel comemorativo pelos cem anos de Porto Velho
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Biblioteca Municipal Francisco Meirelles passa exibir na parede frontal do prédio um grande painel comemorativo pelo centenário de fundação do município de Porto Velho. A iniciativa decorre de uma parceria entre a instituição e o artista plástico Assis Chateaubriant, que iniciou a obra no último domingo de abril (27) e a concluiu no dia 04 de maio. Adson Muniz, o diretor da Francisco Meirelles, explicou que Chateaubriant tem realizado na Biblioteca exposições de algumas de suas obras e que o sucesso das mostras inspirou a ideia da elaboração de um grande painel celebrativo. “Este é o primeiro painel artístico lançado em comemoração aos cem anos de Porto Velho e faz parte do conjunto de ações que vamos promover ao longo deste ano para comemorar o centenário”, esclareceu.
O painel apresenta alguns símbolos essenciais na formação da identidade cultural da cidade. Podem-se ver representados nele os ribeirinhos como tradicionais grupos populacionais da região, a extração do látex como motivação econômica e política para o surgimento da cidade, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, as Três Caixas D’água e o Prédio do Relógio como traços do patrimônio histórico e turístico, recortes da imponente fauna e flora amazônicas, a silhueta da grande área urbana desenvolvida ao redor desses elementos e o rio Madeira que sinaliza os rumos do passado e do futuro da cidade. “Esta é uma forma pela qual a Biblioteca se esforça por tornar as comemorações mais visíveis na cidade, uma vez que os acontecimentos ligados ao estado de calamidade pública têm empalidecido um pouco o brilho desse acontecimento”, disse o diretor.
Visando valorizar o centenário, a Biblioteca já realizou o evento Leitura na Praça, mantém a exposição das pinturas do artista Chateaubriant sobre a cidade e sua história e destinou uma sala especial para apresentação de obras literárias e de livros sobre a história da região. Acontecerá no mês de agosto um evento chamado Caminhada do Conhecimento, que será uma excursão aos principais pontos históricos, iniciando-se pela Biblioteca e finalizando em Santo Antônio. A caminhada contará com a colaboração da Defesa Civil Municipal, que dará segurança ao passeio, e de professores da Universidade Federal de Rondônia, que explicarão a importância de cada ponto visitado. No mês de outubro, quando se comemora de fato o centenário, serão realizadas muitas programações. Os técnicos da Biblioteca estão projetando os acontecimentos, mas, o diretor já garantiu que a Francisco Meirelles contribuirá relevantemente com as comemorações pelo aniversário de cem anos de fundação da cidade.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!