Ações de conservação da ictiofauna da hidrelétrica Santo Antônio
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Os trabalhos de conservação da ictiofauna da hidrelétrica Santo Antônio foram apresentados na tarde de hoje, quarta-feira, dia 4, no XXI Encontro Brasileiro de Ictiologia que está ocorrendo em Recife, Pernambuco. O evento, que começou no domingo e continua durante toda a semana, é o maior encontro de estudiosos de peixes do país e conta com a participação de especialistas, pesquisadores, professores e estudantes de instituições brasileiras de todos os Estados do Brasil e de 15 países.
Na ocasião, a bióloga, analista Socioambiental da Santo Antônio Energia, Marcela Velludo, que é Doutora em Ciências com ênfase em Ecologia e Recursos Naturais, ministrou uma palestra detalhando, principalmente, o funcionamento do Sistema de Transposição de Peixes (STP) do empreendimento, que permite que os peixes ultrapassem a barragem da hidrelétrica na época da piracema e sigam normalmente o seu curso pelo rio. A bióloga também destacou os trabalhos de resgate de peixes que foram feitos nas barragens provisórias da hidrelétrica, que são chamadas de ensecadeiras, e os resgates que acontecem atualmente nas unidades geradoras, quando há a necessidade de parar as turbinas devido a alguma manutenção ou inspeção.
A grandiosidade do empreendimento e de todos os trabalhos executados chamaram a atenção do público. A estudante do terceiro período de Biologia de uma universidade do Sergipe, Tácita Mykaelly, revelou ter ficado admirada. “Conseguimos perceber a preocupação da hidrelétrica com a conservação de peixes. Acredito que tudo isso que vocês estão fazendo deve servir de exemplo para outras usinas”, afirmou.
O biólogo Alexandre Peressin, que trabalha em hidrelétricas nos rios Paranaíba, Rio Grande e São Francisco, em Minas Gerais, também ficou surpreso. “Eu trabalho em usinas com até seis turbinas. Participar dessa palestra e conhecer o trabalho de vocês em uma hidrelétrica que terá 50 turbinas me faz perceber o tamanho deste grandioso desafio”, declarou.
O Encontro Brasileiro de Ictiologia tem divulgado novos conhecimentos e inovações para subsidiar trabalhos que contribuam para a manutenção da extraordinária diversidade de peixes existente no Brasil. O evento, que termina na sexta-feira, está sendo organizado pela Sociedade Brasileira de Ictiologia em conjunto com a Universidade Federal Rural de Pernambuco. A Santo Antônio Energia é uma das apoiadoras.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!