Secretaria de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia aplica 103 autos de infração em dois meses

Secretaria de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia aplica 103 autos de infração em dois meses

Secretaria de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia aplica 103 autos de infração em dois meses

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.

Desde fevereiro a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam) desenvolve a ação desmatamento ilegal zero, obtendo bons resultados na redução do desmatamento, devido a fiscalização, que a partir de agora será contínua.  Apenas neste período foram lavrados 103 autos de infração que totalizaram mais de R$ 3,5 milhões em multas, com apreensão de 142 m³ de madeira, além de dois tratores, 12 caminhões, 2 motosserras. O total de área desmatada chegou a 525 hectares.

Há poucos dias, a Sedam passou a contar com um helicóptero para agilizar as ações de fiscalização e apreensão dos responsáveis por crimes contra o meio ambiente. Segundo o secretário Vilson Machado, há pouco tempo, a fiscalização ocorria com a equipe viajando de carro, mas com a aeronave, “poderemos surpreender e pegar o flagrante”.

Para o secretário, não há mais obstáculos para os desmatadores, pois eles possuem uma logística invejável, não parando o desmate nem no período chuvoso. Ele sugere que as penas para os crimes ambientais sejam revistas e busquem ser mais rigorosas pois atualmente elas não surtem o efeito pedagógico que se espera.

Neste primeiro trimestre do ano a Sedam desenvolveu ações em vários municípios e distritos como o Vale do Jamari, região de Buritis, Nova Mamoré e Porto Velho (Rio Pardo), por serem áreas críticas de desmatamento. Segundo Machado, é preciso que “se conclua o trabalho de regularização fundiária para que se possa criminalizar o verdadeiro proprietário que ocasionou o crime ambiental”.  Sem isso, complementou, a sensação de impunidade continuará.

 

Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS