Telescópio da NASA descobre que o Sol entrou na meia-idade

Telescópio da NASA descobre que o Sol entrou na meia-idade

Telescópio da NASA descobre que o Sol entrou na meia-idade

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.

Um novo estudo, assinado por pesquisadores do The Astrophysical Journal Letters, indica que o Sol entrou em uma nova fase, imprevisível a longo prazo. Por meio de observações de outras estrelas, com as mesmas características, feitas pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, descobriu-se que o Sol está atualmente em uma fase especial de sua evolução magnética, que apontaria para uma espécie de meia-idade do astro.

Isso significa dizer que os ciclos de manchas solares do Sol, de 11 anos de duração, tendem a, lentamente, desaparecer por completo. Ou seja, daqui para frente, a estrela terá menos manchas solares do que durante a primeira metade de sua vida útil, de 10 bilhões de anos.

Os efeitos da meia-idade, no entanto, não serão sentidos na Terra. De acordo com os pesquisadores, o brilho do Sol muda cerca de um décimo de 1% entre a atividade solar mínima e máxima e, dado os níveis atuais de calor aprisionado pela poluição, mesmo se o astro transitasse permanentemente a um estado mínimo, o efeito de resfriamento sobre o clima da Terra seria insignificante.

Veja também: Sucesso de testes em ratos 'renovam esperança' de obter vacina contra Zika

Os especialistas supõe que o Sol do futuro não só terá poucas ou nenhuma mancha solar, mas também menos ejeções de massa coronal, do tipo que pode causar estragos em satélites da Terra. A transição da estrela para um estado menos magneticamente ativo também cria um ambiente menos hostil no Sistema Solar, em torno da vida terrestre.

Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS