TCU: Sistema S passará por auditoria em todos os estados a pedido do Congresso

O TCU terá prazo de um ano para realizar todo o trabalho e apresentar o relatório ao Congresso Nacional

TCU: Sistema S passará por auditoria em todos os estados a pedido do Congresso

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.

O Plenário do Tribunal de Contas da União aprovou na sessão do dia 30 de agosto o Acórdão 1904/2017, a realização de uma auditoria nacional nas contas de todas as entidades que compõem o chamado Sistema S, formado pelo unidades nacionais e regionais do Sesi, Senai, Sesc, Senac, Sest, Senat, Senar, Sescoop, ABDI, ApexBrasil e Sebrae.

A decisão é com base no requerimento do senador Senador Ataídes Oliveira (PSDB), Presidente da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor do Senado Federal e objeto da auditoria é em relação ao exercício 2015/2016. O TCU terá prazo de um ano para realizar todo o trabalho e apresentar o relatório ao Congresso.

No acórdão publicado na página do TCU, a auditoria vai verificar desde os balanços patrimoniais, receitas arrecadadas, e disponibilidades financeiras, e até aplicações financeiras, contratos, folhas de pagamento, transparência do sistema, investimentos, oferta e gratuidade de cursos, dentre outras rubricas de atribuição do sistema, no período.

Serão auditadas ao todo, 299 unidades. Em Rondônia, por exemplo, as unidades que não serão alvos da fiscalização, segundo o acórdão é o Sest e o Senat, em nível regional, porque o segmento já não presta mais serviço de transporte no Estado (desativado). A auditoria também não será feita na ABDI e na Apex-Brasil, porque não existem regionais delas no estado.

ABDI é a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial; e Apex - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. Cada uma das entidades a serem fiscalizadas terão um relator-ministro para analisar o relatório. São eles:

André de Carvalho (SESI), Benjamin Zymler (Senai), André de Carvalho (Sesc), Benjamin Zymler (Senac), André de Carvalho (Sest), Benjamin Zymler (Senat), Benjamin Zymler (Senar), Benjamin Zymler (Sescoop), Augusto Sherman (ABDI), Augusto Sherman (Apex-Brasil) e Augusto Sherman (Sebrae).

O autor do requerimento, o senador Ataides Oliveira, é tido como o inimigo do Sistema S e tem feitos duras críticas a essas entidades na tribuna do Senado. É tmabém persona ´non grata´ dentro do partido, para onde migrou em 2014, após criticar colegas da sigla envolvidos no escândalo da lava-Jato. Milionário, ele possui sua base eleitoral no Estado do Tocantins

Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

LCF CONSTRUÇÃO LTDA

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS