BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

POR VIDEOCHAMADA: Idosos internados na Casa do Ancião recebem homenagens de familiares

Esta quinta-feira (1º), é considerado o Dia Internacional do Idoso

GOVERNO DE RO

01 de Outubro de 2020 às 14:47

Foto: Divulgação

O Dia Internacional do Idoso é comemorado nesta quinta-feira (1) e celebra a importância da pessoa idosa na família e na sociedade, visando o respeito e o cumprimento dos direitos dessa população.
 
A Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) possui em suas competências as políticas e diretrizes voltadas à promoção dos direitos humanos e, nesse sentido, direciona sua atuação também para a promoção, proteção e valorização dos direitos da pessoa idosa.
 
Através das políticas públicas, a Seas tem alcançado a população idosa com ações que buscam a conscientização sobre os cuidados e a proteção dos idosos. A Casa do Ancião São Vicente de Paula em Porto Velho atende hoje cerca de 22 idosos.
 
Mensagens de carinho fazem parte da rotina da casa
 
A Instituição de Longa Permanência (ILPI) conta com uma equipe multidisciplinar que atende os idosos de forma que possam ter a garantia de uma velhice mais digna e melhoria dos aspectos biopsicossociais durante todo o processo de envelhecimento ativo, conforme determina a Organização Mundial de Saúde (OMS), que define o envelhecimento ativo sendo este um “processo de desenvolvimento e manutenção da capacidade funcional, a qual permite o bem-estar físico, mental e social na idade avançada”.
 
Devido a suspensão das visitas na Casa do Ancião, em Porto Velho durante a pandemia, muitos idosos sentem falta do calor humano e das atividades realizadas na casa.
 
Pensando nisso, algumas servidoras da instituição tiveram a ideia de gravar vídeos dos filhos falando o quanto sentem saudades de visitar os idosos.
 
O resultado foi mais que o esperado. Com o tempo a Casa do Ancião passou a receber vídeos e mensagens de carinho de várias pessoas com recados que falavam sobre fé, esperança, amizade e o amor.
 
DIREITOS DA PESSOA IDOSA
 
A data foi instituída em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de levar a sociedade a repensar sobre todas as questões que abrangem os direitos da pessoa idosa.
 
Até o ano de 2006 o Dia Internacional do Idoso era celebrado em outra data, em 27 de setembro, mas foi transferida para o dia 1º de outubro em razão da criação do Estatuto do Idoso, conforme a Lei n. 11.433, de 28 de dezembro de 2006.
 
O Estatuto do Idoso é o ato normativo do ordenamento jurídico brasileiro destinado a regular os direitos garantidos à pessoa com idade igual ou superior a 60 anos. Ainda, no artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, versa que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos, logo, o idoso é a pessoa que merece nossa incondicional atenção e respeito, em todas as instâncias e instantes.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS