Segundo dados do Fórum Nacional de Segurança Pública, em 2020, a violência contra a mulher, aumentou 22%, só nos primeiros meses do ano, com relação ao mesmo período de 2019.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Dia Internacional da Mulher, terá o feminicídio e o feminismo na Amazônia como tema central do histórico 8 de Março, que, ao longo das últimas décadas, se firmou como um marco da luta das mulheres por direitos, dignidade, respeito, cidadania e vida plena na sociedade brasileira.
De acordo com a programação da AGENDA MULHERIOS realizada pelo Fórum Popular de Mulheres e parceiros, do dia 8 até o dia 12, as ativistas feministas vão ocupar as redes sociais para pautar à violência contra as mulheres, o feminicídio e as desigualdades sociais, que afetam as mulheres mais diretamente, com destaque para as mulheres negras.
Segundo dados do Fórum Nacional de Segurança Pública, em 2020, a violência contra a mulher, aumentou 22%, só nos primeiros meses do ano, com relação ao mesmo período de 2019. De acordo com o Monitor da Violência, 1.890 mulheres foram assassinadas, no primeiro semestre de 2020, sendo as mulheres negras, as principais vítimas de feminicídio, do desemprego, das desigualdades e injustiças.
Na visão de Benedita, “a pandemia não só aumentou a violência contra as mulheres, como revelou sua condição vulnerável, pois as mulheres estão sem a devida segurança e proteção, nem em casa, nem no seio da sociedade”, critica.
A Agenda 8Mulherios se integra ao Levante Feminista Nacional pelo Fim do Feminicidio, que será lançado no dia 25 de março, em rede nacional de movimentos de enfrentamento à violência de gênero. Trata-se de uma agenda articulada nacionalmente, por coletivos feministas, movimentos sociais, partidos políticos de esquerda, instituições e segmentos que atuam na luta pelo fim da violência contra mulheres e meninas e em defesa dos Direitos Humanos.
As atividades da Agenda continuam no mês de Março, onde no dia
19 de Março será realizado o Show Live Musical, “Cantos da Amazônia”, realizado pelo FPM e o sistema FECOMERCIO Sesc/RO. Esse ano novamente o evento contará com a produção musical da Cantadô Produções, reunindo artistas dos seis estados da Amazônia.
Acompanhe toda a programação pelas redes sociais.
Fonte: Assessoria FPM/Projeto Canta Mulher/2021
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!