Rondoniaovivo pergunta: quais suas expectativas para 2022?

Várias personalidades rondonienses demonstraram seus sentimentos para o ano que chega, especialmente com as eleições gerais

Rondoniaovivo pergunta: quais suas expectativas para 2022?

Foto: Divulgação

Uma pesquisa feita pela “Global Advisor Predictions 2022”, realizada pelo Instituto Ipsos no Brasil e em outros 32 países, traduziu bem o sentimento da maioria dos brasileiros sobre o ano que passou: zero saudades.
 
No nosso país, cerca de 87% dos entrevistados disseram que o ano que está se encerrando não foi bom. O índice é superior à média mundial, de 77%.
 
Dentre as perguntas respondidas estão: “Você concorda ou discorda que 2021 foi um ano ruim para o país?”. A média brasileira foi a quinta maior encontrada nos questionários, atrás de Coreia do Sul, Espanha e Romênia (89%) e a Argentina (88%).
 
Já na outra parte da lista, estão os países que o ano não foi tão rejeitado pelos seus cidadãos: China (41%), Arábia Saudita (48%) e Dinamarca (58%). 
 
Além disso, o levantamento também procurou saber percepções específicas. No Brasil, 70% dos entrevistados consideraram que 2021 foi um ano ruim para si e para suas famílias. Um indicador 14 pontos percentuais acima da média global (56%).
 
 
Cenários
 
Já o Rondoniaovivo perguntou para diversas personalidades e políticos: “Qual a sua expectativa em relação ao estado de Rondônia em 2022?”
 
A seguir, veja as respostas enviadas por todos:
 
Marcos Rocha, governador de Rondônia
 
 
Estamos entrando no ano de 2022, com a certeza que será um ano de muitas realizações para Rondônia continuar crescendo. Acreditamos que será mais um ano abençoado para nossos rondonienses. 
 
Não há dúvidas de que o Governo do Estado se manterá firme na luta para consolidar Rondônia como o lugar de desenvolvimento, da inovação, da transformação e conclusão de grandes projetos que foram iniciados ao longo dos últimos três anos nesta gestão.
 
Nosso estado é pujante, voltado para o Agronegócio. Por isso será possível que o Governo possa impulsionar ainda mais a economia com investimentos na agricultura familiar, no agronegócio e demais áreas visando o desenvolvimento econômico.
 
A expectativa é que em 2022 o Governo Estadual consiga dar mais um grande passo para a saúde do Estado. 
 
O objetivo é de que os investimentos destinados para vários eixos estratégicos ainda este ano, sejam continuados para as operacionalização e entregas, tendo como exemplo o início das obras do novo Hospital de Emergência e Urgência, em Porto Velho, bem como a conclusão do Hospital de Guajará-Mirim.
 
Em 2021, o Governo investiu na Educação, Saúde, Segurança Pública, Assistência Social, Infraestrutura, ou seja, em todas as áreas. Em 2022, o Governo do Estado manterá o foco. Desejo a todos um Feliz Ano Novo, um forte abraço e que Deus os abençoe!”
 
Ivo Cassol, ex-governador e ex-senador 
 
 
“O nosso estado é pujante tanto na pecuária como na produção agrícola. Ele por si só já cresce, mas que o próximo governo cuide bem das estradas.
 
Isso incentiva muito mais para poder melhorar a arrecadação e ter dinheiro para atender com eficiência, a saúde e a educação! Nosso estado é agro! Feliz 2022 a todos os rondonienses!”
 
Alex Redano, presidente da Assembleia Legislativa 
 
 
“Agradecemos por mais um ano cheio de realizações. Que 2022 seja repleto de conquistas, com saúde e prosperidade a todos os rondonienses. Que no novo ano, possamos estar sempre juntos, lutando por um estado cada vez melhor!”
 
Dom Roque Paloschi, arcebispo de Porto Velho
 
 
Com a chegada de um novo ano, chegam novas expectativas de recomeços. Sobretudo nos desafios da vida pessoal, familiar e social que nós temos. Vivemos sim, um momento desafiador: seja pela Covid-19, seja pela onda de gripe que está aí ou pelo desemprego e carestia.
 
Mas a esperança e os sonhos nos acompanham. Por isso, minha expectativa para 2022 é que possamos construir caminhos de diálogo, de interação e corresponsabilidade diante do que precisamos percorrer para ter um Brasil solidário e fraterno. 
 
Sonho também que possamos dialogar respeitando as diferenças, construindo sobretudo, pontes de esperança, solidariedade e de fraternidade. Precisamos também louvar e bendizer a Deus. Aos amigos e amigas do Rondoniaovivo, a Porto Velho, ao Brasil e ao mundo, um Feliz Ano Novo abençoado, com muita paz e justiça!”
 
Marcélio Tenório, vice-presidente da Federação dos Cultos Afros Religiosos Umbanda e Ameríndios de RO (Fecauber) 
 
 
“O ano de 2021 chegou ao final, com muitos desafios, onde fomos testados em nossa determinação e fé. Mas, enfim, a vida volta a se ajustar depois de toda essa angústia vivida.  Que em 2022, a fé seja renovada e Oxalá abençoe a todos”.
 
Aluízio Vidal, professor universitário e pastor 
 
 
“Politicamente, espero que o ano de 2022 seja de análise crítica profunda, sem submissão às fake news que tanto caracterizam nossa cultura. 
 
Isso com muito amor no coração, para que assim, façamos o debate sem entrarmos no embate, especialmente com radicais de qualquer lado.
 
Socialmente, espero que estejamos preparados para gastarmos o mínimo possível e ajudarmos o máximo possível, pois parece que será um primeiro semestre difícil, e muita gente precisará de ajuda.
 
Emocionalmente, espero que seja um ano de muita convivência de qualidade, pois gente ainda é o melhor meio que temos para nos curarmos da ansiedade e depressão que tem tomado conta de nós nessa (pós) pandemia;
 
E espiritualmente, espero que haja humildade suficiente para nos prostrarmos diante de Jesus Cristo e dizermos: ‘me perdoa’ e ‘me ajude’, e que, ao nos levantarmos, saibamos estender a mão que acolhe como ato de bondade e misericórdia”.
 
Ivaneide Bandeira, a Neidinha, ambientalista e fundadora da Kanindé 
 
 
“Minha expectativa é que possamos manter as reservas ambientais e terras indígenas protegidas. Que o povo ao votar, lembre desses políticos que votaram contra seus direitos. 
 
E que possamos renovar todo o Congresso Nacional, as Assembleias Legislativas e a Presidência da República. 
 
O Rondoniaovivo foi um veículo de comunicação que pautou matérias que muito não teriam coragem. Desejo a vocês muito sucesso em 2022! Gratidão por nos ajudarem na proteção da Amazônia!”
 
Léo Moraes, deputado federal
 
 
“Diante do cenário atual, impossível falar em qualquer expectativa sem levar em consideração a pandemia da Covid. Vamos continuar acreditando na ciência, na evolução das pesquisas, dos estudos e torcer pelo fim da pandemia. 
 
Queremos ter de volta a aproximação, o abraço fraterno, enfim, esse calor humano que é uma forte característica do brasileiro. Com isso teremos dias melhores.
 
No aspecto social, que que todos possam exercer seu senso crítico e serem mais participativos na sociedade. Que tenhamos capacidade de aprender com as adversidades, especialmente pelas impostas pela Covid e sejamos mais solidários, fraternos e generosos. Por fim, quero que todos tenham saúde, muita saúde!
 
Espero, em suma, mais um ano muito produtivo como tem sido minha experiência na Câmara Federal”.
 
Desembargador Paulo Kiyochi Mori, presidente do Tribunal de Justiça
 
 
“No ano que se inicia, depositamos grande esperança de que a saúde de todas e todos estejam fortalecidas e que as instituições continuem a desempenhar seus papéis, políticos e sociais, na medida de suas atribuições. 
 
É um ano de eleições gerais e eu estarei na Presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com expectativas muito positivas, tanto da organização e fluidez do processo eleitoral quanto a participação e assertividade dos cidadãos, dos eleitores e eleitoras. 
 
O que esperamos, em síntese, é mais saúde para o povo e o fortalecimento da democracia para a sociedade. Para ambos os objetivos, é imprescindível a participação das pessoas e o engajamento das instituições”.
 
Márcio Pacele, vereador e futuro presidente da Câmara de Porto Velho 
 
 
“Primeiramente quero agradecer a Deus, por estarmos com saúde. Para 2022 a minha expectativa para Rondônia é que nossa economia continue a crescer, que se desenvolvam ainda mais políticas públicas. 
 
Que elas possam chegar para as comunidades mais carentes. Espero que sejam feitos mais investimentos na área da saúde, na educação de nossas crianças e projetos de capacitação para nossos adolescentes para o mercado de trabalho.  
 
Por fim, como é um ano político, quero pedir a Deus que abençoe e ilumine todos nós, para que possamos escolher os melhores representantes que irão governar nosso estado e nosso país. Um grande abraço a todos!”
 
 
Planos
 
A consulta que citamos no começo desta reportagem, buscou ainda saber mais sobre o olhar do mundo para o ano que vai começar. Os brasileiros estão depositando esperanças que 2022 seja bem melhor.
 
Ao todo, 82% dos entrevistados disseram crer que o próximo ano será melhor do que esse que se encerra. A mesma proporção de entrevistados disse que pretende traçar resoluções e objetivos para 2022.
 
Em ambos os casos, os indicadores superam as médias mundiais, de 77% para o primeiro assunto e 75% para o segundo. A confiança na recuperação econômica, entre os brasileiros, é de 65%. Volume que supera a média mundial, de 61%.
 
Já em países onde há as expectativas pessoais mais altas para 2022 são: China (94%), Arábia Saudita e México (90%). Já as mais baixas estão no Japão (54%), na Bélgica (58%) e Turquia (59%).
 
O otimismo está atrelado com o avanço da vacinação contra a Covid-19. Cerca de 76% dos consultados acreditam que ao menos 80% da população mundial estará vacinada com pelo menos uma dose em 2022. A média mundial é de 56%.
 
Os povos mais otimistas com relação ao avanço da vacinação no mundo em 2022 são os peruanos: 81% acreditam que a marca será alcançada. Os mais pessimistas são os suíços; apenas 55% acreditam na premissa.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS