UNIRON: Artigo aborda alternativa para recuperação de igarapé

Parceria entre Coordenação e Egressa resultou em importante estudo

UNIRON: Artigo aborda alternativa para recuperação de igarapé

Foto: Da esquerda para a direita: Kênia e Aline

Quase no final de 2021, a egressa de Engenharia Ambiental e Sanitária Aline de Paula Campos, sob a orientação da Coordenadora Kênia Vitor da Paixão, teve o artigo “Alternativa para Recuperação do Igarapé Penal em Porto Velho”, publicado no Fórum Técnico e nos Anais Técnicos do Sindicato dos Engenheiros de Rondônia – SENGE/RO, no mês de novembro do ano anterior. 
 
A presente obra foi apresentada no penúltimo mês do ano citado no Fórum Técnico do SENGE/RO e objetivou avaliar a qualidade da água no igarapé penal que passa atrás do Porto Velho Shopping, entre a Avenida Calama e Pinheiro Machado por meio dos seguintes parâmetros: OD, DBO, DQO, coliformes fecais e nitrogênio amoniacal. A coleta das amostras foi realizada no mês de setembro de 2021. 
 
Aline, que à época que escreveu a obra científica era acadêmica, relata: “para mim foi desafiador trabalhar numa temática tão importante. Obviamente, não fiz sozinha, pois tive o apoio dos meus docentes e em especial da orientadora Kênia, que me ajudou a enxergar novos horizontes, ampliando minha visão para além da sala de aula. Embora o tema seja complexo, carece de soluções, pelo impacto negativo que gera na sociedade que reside no entorno do ambiente estudado”.
 
Paula, ainda ressalta a importância de difundir na comunidade a consciência ambiental, para que o meio ambiente seja melhor cuidado. A Engenharia comenta que está ansiosa para que o projeto existente na prefeitura que versa sobre a canalização do igarapé penal seja efetivamente executado, o que trará um ambiente mais saudável para as pessoas que vivem e circulam no entorno.
 
“Para mim foi um prazer. Atuei como orientadora pela primeira vez. Cabe ressaltar que a Aline sempre foi uma acadêmica dedicada e prestativa, o que me fez aceitar o convite para ser sua parceira neste projeto, além do assunto abordado ser do meu conhecimento, visto que já tratei sobre o mesmo no meu Mestrado. Ademais, a publicação é um ato onde a discente pode mostrar para a sociedade o resultado dos seus estudos, qualificando sua imagem e também da Instituição”, enaltece a emocionada Kênia. 
 
O Fórum Técnico do SENGE ocorre anualmente, sendo de responsabilidade do próprio sindicato a realização do mesmo.
 
Ficou interessado? Acesse o link.
 
 
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão da prefeita Valéria Garcia em Pimenteiras do Oeste?
Você é a favor do uso da linguagem neutra?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS