RETORNO: Estudantes da Unir voltarão a ter atividades práticas e estágios

A decisão foi tomada após reunião de representantes da universidade, Sesau e Semusa

RETORNO: Estudantes da Unir voltarão a ter atividades práticas e estágios

Foto: Divulgação

A reitoria da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), professora Marcele Pereira, esteve na última quarta-feira, dia 09, em reuniões com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) e com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa). A pauta foi a regularização e retomada das atividades práticas e estágios dos cursos da área de saúde da universidade. 
 
Acompanhada do diretor do Núcleo de Saúde, Nusau, professor Antônio Coutinho Neto, do chefe do Departamento de Medicina, professor José Carlos Coutinho de Oliveira, a reitora da UNIR esteve pela manhã com a secretária municipal de Saúde de Porto Velho, Eliana Pasini, e no começo da tarde com o secretário de Estado de Saúde, Fernando Máximo.
 
“Os encaminhamentos foram o mais produtivo possível, e já na semana que vem parte dos estágios e demais práticas serão retomados. A prioridade é garantir a formação dos nossos alunos, e assim que esta demanda chegou à reitoria nos mobilizamos para dar solução, o que está sendo alcançado”, explicou a reitora Marcele Pereira.
 
Estágios
 
Do mesmo modo o diretor do Nusau, professor Antônio Coutinho, destacou a importância em acelerar os processos que estavam sendo conduzidos pela direção do núcleo.
 
“Os nossos alunos têm necessidade das atividades práticas e dos estágios, e renovar os convênios é parte fundamental para que possamos seguir com estas ações”, declarou.
 
Na Secretaria Municipal de Saúde, a reitora da UNIR e os dirigentes da área de Saúde da UNIR estiveram com a secretária Eliana Pasini, onde a renovação do convênio entre as duas instituições para a realização de estágios e demais atividades práticas dos alunos dos cursos de saúde foi o principal tema. 
 
Ao final, houve o entendimento de que na próxima semana a UNIR entregará a proposta atualizada, após solicitações de adequações por parte da Semusa e com o parecer jurídico da universidade, para que sejam feitos os trâmites necessários junto ao município. 
 
“Há agora o compromisso mútuo para agilizar o processo, de modo que podemos considerar a possibilidade de termos o novo convênio, que será válido pelos próximos cinco anos, firmado até o mês de março”, adiantou a reitora da UNIR. 
 
Ainda durante a reunião na Semusa, a secretária de Saúde e a reitora Marcele Pereira trataram da possibilidade de um termo de cooperação técnica, que ampliará a atuação em conjunto entre as duas instituições. 
 
Outros locais
 
A ideia é avançar em uma proposta que alcance não apenas estágios e práticas nas unidades de saúde da cidade de Porto Velho, mas também outros espaços sob o cuidado da prefeitura, e que a UNIR possa oferecer cursos de formação em diferentes níveis para servidores da Semusa. 
 
Como destacou a reitora Marcele Pereira, “As parcerias e as ações mútuas de apoio são o foco da universidade, o que nos levará a atuar de modo mais efetivo junto à população de Porto Velho e Rondônia”.
 
Estágios no Estado 
 
Na reunião com representantes da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), houve o encaminhamento, feito pelo secretário Fernando Máximo, para que já a partir da próxima semana haverá a autorização por parte do Estado para a retomada dos estágios e demais atividades práticas voltadas para os cursos de Saúde da UNIR sejam retomadas do modo como eram conduzidas antes do início da pandemia de Covid-19.
 
A suspensão ocorreu em função das limitações impostas pelo cenário da pandemia, e agora as equipes técnicas da Sesau e das unidades de saúde estaduais em Porto Velho apontaram a possibilidade e a necessidade da sua retomada.
 
O secretário da Sesau disse o momento é de excepcionalidade e as instituições devem se organizar para atuarem em conjunto, promovendo a parceria mútua. Ele explicou o trâmite da questão do estágio no âmbito do Governo estadual.
 
“A proposta de retomada das ações de estágio e das práticas para alunos da UNIR seria submetida na mesma tarde de quarta-feira (09), ao Comitê Covid do Estado para deliberação com indicação de liberação a partir da segunda-feira, dia 14, para retomada das atividades. O atual convênio entre a UNIR e a Sesau segue em vigência até o final de 2023”, ressaltou.
 
A reitora Marcele Pereira frisou a importância da resposta rápida dada pela Sesau, e a disposição da Semusa em agilizar os processos de renovação do convênio.
 
“De fato a ação rápida da UNIR, a partir do momento que a demanda chegou à gestão superior, e o modo proativo com que fomos recebidos e tivemos respostas dos nossos parceiros fundamentais, a Sesau e a Semusa, vai garantir a retomada breve de todas as atividades e da boa formação dos nossos alunos dos cursos de saúde”, declarou a reitora. 
 
Os procedimentos, uma vez retomados os convênios, para encaminhar os alunos aos estágios e atividades práticas, serão conduzidos pelos departamentos e pelo Nusau.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão da prefeita Valéria Garcia em Pimenteiras do Oeste?
Você é a favor do uso da linguagem neutra?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS