APÓS DOIS ANOS: Unir deve voltar com aulas presenciais a partir de abril

Os protocolos de saúde, como uso de máscaras, álcool em gel, distanciamento e outros serão obrigatórios

APÓS DOIS ANOS: Unir deve voltar com aulas presenciais a partir de abril

Foto: Divulgação

A Universidade Federal de Rondônia (Unir), pode voltar com as aulas presenciais a partir de abril. Uma reunião do Conselho Acadêmico da Instituição, que acontece nesta quarta-feira (23), discute a aprovação do retorno de forma efetiva.
 
De acordo com assessoria de comunicação da Unir, a decisão acontece em duas instâncias. Em reunião, foi apresentado o projeto de retorno do ensino presencial à Câmara de Graduação da instituição. O plano foi aprovado.
 
Agora, a decisão final está com o Conselho Superior Acadêmico (CONSEA), que analisa toda a situação.
 
Plano de segurança
 
O projeto de retorno presencial conta com um Plano de Biossegurança, onde, a cada semana, a universidade fará uma atualização dos dados epidemiológicos de cada regional de saúde, onde se localizam os campi da Unir.
 
Essa revisão dos dados da covid-19, determinará a porcentagem de alunos que voltam para a sala de aula naquele momento. Na tabela abaixa, a Unir explica como vão funcionar essas fases.
 
 
Na prática, haverá momentos em que, em determinado campi, apenas 40% dos alunos voltarão para a sala de aula, já no outro, o ensino continuará 100% presencial. É uma variação que caminha de acordo com os números da pandemia.
 
Então, o retorno parcial ou total acontecerá de acordo com as determinações do Plano de Biossegurança, que engloba um mínimo de vacinação completa ou com a 1ª dose, óbitos semanais a cada 100 mil habitantes, casos semanais por 100 mil habitantes e média de internação a cada 100 mil habitantes em Rondônia.
 
Depois de dois anos
 
Se aprovado o projeto de retorno presencial, os acadêmicos voltam a universidade a partir de 22 de abril, dois anos depois de paralisarem as atividades devido a covid-19. A Unir aderiu ao ensino remoto em março de 2020.
 
A universidade não discutiu ainda sobre a exigência do passaporte da vacinação para os acadêmicos e servidores. No entanto, os protocolos de saúde, como uso de máscaras, álcool em gel, distanciamento e outros serão obrigatórios.
 
A Unir tem campi em Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Porto Velho, Presidente Médice, Rolim de Moura e Vilhena. Todos eles devem voltar ao presencial.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS