PAGO: Mais de mil motoristas de táxi em Rondônia receberam benefícios

Brasil acumula mais de 245 mil beneficiários, Região Norte tem 14,5 mil motoristas que já receberam o benefício, pago na terça-feira (16).

PAGO: Mais de mil motoristas de táxi em Rondônia receberam benefícios

Foto: Divulgação

 
Ocupando a terceira colocação regional, Rondônia abriga 1.048 motoristas de táxi que já receberam as duas primeiras parcelas do Benefício Taxista. A transferência dos valores da primeira etapa do benefício teve início na terça-feira (16). 
 
Em todo o Brasil, 245.213 taxistas foram contemplados com o pagamento do benefício, cujas parcelas somam R$ 1 mil cada. Os dados constam em balanço do Ministério do Trabalho e Previdência que coordenada a ação. 
 
A Região Norte concentra 14.504 beneficiados, sendo a quarta colocada no número de motoristas atendidos. A Região Sudeste é a líder, com 135.361 taxistas, seguida do Nordeste (68.558); e Sul (19.880). A Região Centro-Oeste é a última colocada, com 6.910 atendidos.
 
Regionalmente, o Pará é o estado mais numeroso, com 7.068 concessões. Na sequência aparecem: Amazonas (3.861); Rondônia; e o Acre (994). 
 
Na ponta oposta, na última colocação, está o estado de Tocantins, onde 297 taxistas receberam as duas parcelas do benefício. Em ordem crescente estão Roraima com 813 beneficiados e o Amapá (423).
 
 
NOVOS PAGAMENTOS 
 
Um segundo lote de pagamento aos taxistas, que atendem aos critérios estabelecidos, está previsto para ocorrer no dia 30 de agosto. Para adentrar neste segundo grupo de contemplados, o motorista deverá ter sido cadastrado pela prefeitura ou ente municipal até segunda-feira (15). 
 
O Benefício Taxista é depositado em conta poupança social digital aberta automaticamente pela Caixa Econômica em nome dos beneficiários, com movimentação pelo aplicativo Caixa Tem. O beneficiário não precisa realizar cadastro ou enviar dados de conta para o banco. 
 
Caso a conta social não seja movimentada por até 90 dias, os recursos serão recolhidos ao Tesouro Nacional.
 
 
PROGRAMA 
 
O Benefício Taxista foi instituído pela Emenda Constitucional n° 123, de julho de 2022, como assistência emergencial no enfrentamento do estado de emergência decorrente da elevação extraordinária e imprevisível do preço do petróleo, combustíveis e seus derivados e dos impactos sociais deles provenientes. 
 
Fazem jus ao benefício os motoristas de táxi registrados nas prefeituras até 31 de maio de 2022, que sejam titulares de concessão, permissão, licença ou autorização emitida pelo poder público municipal ou distrital. A devida regularidade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Cadastro de Pessoa Física (CPF) é uma obrigatoriedade do programa. 
 
O Benefício Taxista tem validade até o mês de dezembro de 2022. A quantidade de parcelas e o valor do benefício poderão ser ajustados em função do número de motoristas beneficiários cadastrados e o limite global de recursos. O valor máximo é de R$ 1.000 por parcela. 
 
Os gestores municipais são responsáveis pelo envio dos dados dos motoristas de seu município que atendam aos critérios do Benefício Taxista. A data limite para o encaminhamento destas informações é dia 11 de setembro. 
 
O cadastramento será feito pelo sistema da DATAPREV, disponível neste link, que deverá ser acessado pelo gestor local. 
 
 
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Professores e policiais militares devem ter direito à isenção de IPVA?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS