PRECAUÇÕES: Sesau alerta para cuidados no Dia Mundial de Combate ao AVC

O acidente vascular cerebral - AVC, conhecido popularmente como derrame, atinge a população independente de idade e gênero

PRECAUÇÕES: Sesau alerta para cuidados no Dia Mundial de Combate ao AVC

Foto: Divulgação

 

O acidente vascular cerebral - AVC, conhecido popularmente como derrame, atinge a população independente de idade e gênero. Nos últimos dois anos foram atendidos em média mais de 1.200 pacientes na urgência do Pronto Socorro João Paulo II por AVC. 
 
 
 
O dia 29 de outubro é alusivo ao combate mundial ao AVC, segundo abordou a médica neurologista Marcia Polin, que atua no Hospital e Pronto Socorro João Paulo II: “Este ano, o AVC tornou-se a primeira causa de morte no Brasil’.
 
 
 
Existem dois tipos de acidente vascular cerebral, o isquêmico e o hemorrágico, no primeiro ocorre a obstrução da artéria pela falta de sangue em uma parte do cérebro e no segundo um sangramento causado pela fissura na artéria do cérebro.   
 
 
 
A médica explica que a hipertensão arterial (pressão alta), diabetes, colesterol alto, doenças do coração, obesidade, sedentarismo, estresse emocional, tabagismo, consumo excessivo de álcool são fatores agravantes e aumentam o risco de um AVC. 
 
 
 
“90% dos acidentes vasculares cerebrais são evitáveis, sendo essencial a prevenção, com exames de rotina para identificar e tratar de forma antecipada e, consequentemente, reduzir os riscos de incapacidade e mortalidade”, alerta a médica neurologista Marcia Polin.
 
 
 
Jaqueline Arruda, de 36 anos, relata sobre os sintomas do AVC sofrido: “Foi um dos piores dias da minha vida, eu estava no trabalho e meu rosto começou a paralisar, fui levada ao pronto socorro e agora redobro os cuidados com a minha saúde”, conta a paciente.
 
 
 
Em caso de sinais de acidente vascular cerebral, deve-se ligar imediatamente para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192.
 
 
 
A especialista explica ainda como identificar um Acidente Vascular Cerebral; “utilizamos a sigla SAMU, que facilita a identificação dos sintomas e se algum sinal for identificado, notadamente pode ser um AVC e deve-se ligar para o SAMU ou procurar um hospital que atenda especificamente este caso, a população não deve esperar melhorar”, evidencia Dra. Marcia. 
 
 
 
COMO IDENTIFICAR UM AVC - TÉCNICAS UTILIZADAS PELO SAMU
 
 
 Sorria
 
(Peça para a pessoa sorrir. Veja se um lado do rosto não mexe).
 
 
 
Abrace
 
(Veja se a pessoa consegue elevar os dois braços como se fosse abraçar ou se um membro não se move).
 
 
 
Música
 
(Observe se a pessoa repete o pedacinho de uma música ou se enrola as palavras).
 
 
 
Urgente
 
(Chame uma ambulância pelo 192 ou vá a um pronto atendimento especializado).
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Professores e policiais militares devem ter direito à isenção de IPVA?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS