PARTICIPAÇÃO: Entidade de RO ajuda a elaborar plano estratégico com ações até 2030

No encontro com instituições de todo Brasil, presidente do Centro de Estudos Rioterra representou organizações da Amazônia

PARTICIPAÇÃO: Entidade de RO ajuda a elaborar plano estratégico com ações até 2030

Foto: Divulgação/Rioterra

O Encontro Anual 2022 do Diálogo Florestal reuniu representantes dos sete Fóruns Regionais (Amazônia, Bahia, Paulista, Fluminense, Paraná & Santa Catarina, Mineiro e Espírito Santo) para avaliar ações implementadas e construir um planejamento estratégico com iniciativas para os próximos cinco anos.

 

Fabiana Barbosa Gomes, presidente do Centro de Estudos Rioterra, representou as organizações que integram o Fórum Regional Florestal da Amazônia na Oficina de Planejamento Estratégico realizada recentemente em Curitiba (PR).

 

Na ocasião, Missão, Visão, Valores e Princípios da organização foram revisados com foco nos objetivos e resultados esperados para o período.

 

Entre os assuntos norteadores do encontro foram destaques questões sobre os Serviços Ecossistêmicos, a valorização de Mercados Verdes e a regulamentação do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que atualmente está sendo desenvolvida como política pública no Brasil.

 

E ainda: os movimentos liderados pela Organização das Nações Unidas, como a Década da Restauração e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), integrando a agenda internacional com ações locais; e os principais problemas para os quais o desenvolvimento do Setor Florestal pode contribuir positivamente, como o desmatamento, o impacto socioeconômico para as comunidades locais e a urgência climática.

 

“Também trabalhamos um eixo só sobre a Amazônia com foco no fortalecimento de estratégias para o desenvolvimento sustentável, a questão dos passivos ambientais, o Novo Código Florestal, o potencial do Mercado de Carbono e de setores da Bioeconomia, além do interesse global em conservar a Amazônia, que tem potencial para viabilizar importantes ações locais”, acrescentou Fabiana Barbosa Gomes.

 

Fabiana Barbosa (de óculos) em encontro com colegas de Fórum em Curitiba (PR) - Foto: Divulgação/Rioterra

 

O Encontro Anual 2022 do Diálogo Florestal também teve uma programação online, transmitida via Youtube, onde foi lançada a cartilha “Paisagens Florestais e o Protagonismo das Mulheres” elaborada pelo Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina.

 

Criado em 2015, o Diálogo Florestal reúne mais de 100 organizações em sete Fóruns Regionais Florestais, entre empresas privadas, instituições públicas e não governamentais que atuam no Setor Florestal, para facilitar a interação entre representantes da sociedade civil, manter e consolidar um espaço de diálogo entre ambientalistas e empresas do setor florestal, gerando resultados concretos, em campo e em larga escala, para a conservação dos recursos naturais.

 

Ações de apoio a restauração e conservação florestal são realizadas em Rondônia através de projetos como o Plantar Rondônia, realizado pelo Centro de Estudos Rioterra em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam) e apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS