TECNOLOGIA: Entenda por que o branding nunca foi tão importante para o sucesso de empresas

TECNOLOGIA: Entenda por que o branding nunca foi tão importante para o sucesso de empresas

Foto: Divulgação

A busca pela diferenciação de competidores e a obtenção de maior percentual de mercado sempre foi essencial para que empresas de diferentes setores conseguissem sucesso ao longo de suas respectivas jornadas. Um dos aspectos mais importante para o sucesso atualmente tem sido o branding.
 
Conceito amplamente divulgado no exterior e que ganhou força também no Brasil, o branding consiste no enfoque na essência da marca. Ou seja, a marca em si representa tudo que a empresa é, desde as pessoas, até os serviços ou produtos oferecidos, bem como o que ela promete para os seus consumidores.
 
O branding representa muito mais do que simplesmente a marca em si, mas também todo o processo de interação entre empresa e consumidor. Elemento essencial em marcas brasileiras fortes, ele engloba a sensação da compra do produto ou serviço e como esse sentimento se traduz também após o processo de aquisição.
 
A importância do branding para o seu negócio
 
A construção de uma marca não acontece da noite para o dia. Empresários de diferentes setores sabem da importância de se dedicar no desenvolvimento da reputação de sua empresa tanto para consumidores já fidelizados quanto para possíveis compradores em potencial. Para ajudar na compreensão da importância do branding, vamos considerar um exemplo de experiência do cliente.
 
Digamos que você venda roupas e, ao adentrar em seu estabelecimento, o consumidor encontre o que procura. No entanto, no momento de encerrar a sua compra, o vendedor não é gentil, ou não oferece a flexibilidade no atendimento, bem como adota uma postura negligente. Isso, por sua vez, impacta diretamente em como o consumidor se sente.
 
Por outro lado, uma loja de roupas que tenha em sua essência os conceitos que fazem parte da marca - ou seja, o branding - consegue ter mais sucesso na interação com os seus consumidores e, por sua vez, fideliza o seu comprador. Com isso, esse consumidor satisfeito pode fazer o tipo de marketing mais interessante para empresas na atualidade, o boca a boca.
 
Por onde começar
 
O branding vai muito além de simplesmente adotar conceitos em seu negócio. Essa essência por trás das atividades de sua empresa começam já nas etapas iniciais. Por isso, muitas startups utilizam o BNG para criarem o nome da sua empresa de uma maneira que já esteja conectada com o branding. Essa ferramenta oferece dicas e ideias para criar nomes de empresas de maneira simples.
 
 
 
Essa etapa inicial servirá de base para que o empreendedor possa criar a missão do negócio e torná-la amplamente conhecida entre os funcionários, consumidores e também entre todos os fornecedores para com os quais a empresa trabalha. Com isso, além de ser ganhar em escala, o negócio também tem uma base forte para se desenvolver.
 
O desenvolvimento do branding deve ser adotado em qualquer etapa da empresa. Ou seja, se o seu negócio não teve o branding no início, então você poderá adotá-lo posteriormente. O importante é que, independentemente do estágio que a sua empresa estiver, você dedique parte do seu tempo para o branding, já que ele se tornou um elemento chave no sucesso de empresas no Brasil e no mundo.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS