SUS: Falta de atualização cadastral dificulta a oferta de serviços de saúde a usuários

Pacientes que mudam de endereço ou telefone precisam informar os dados na unidade de saúde

SUS: Falta de atualização cadastral dificulta a oferta de serviços de saúde a usuários

Foto: Divulgação

Em decorrência do alto número de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com o cadastro desatualizado, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), está convocando a população para procurar a unidade de saúde mais próxima e atualizar as informações cadastrais.
 
 
Os dados que precisam estar atualizados são nome completo, endereço, telefone de contato, inclusive algum número para recado, nome dos filhos, entre outros. De acordo com o diretor do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle (Drac) da Semusa, Helisson Ribeiro, o cadastro desatualizado causa uma série de transtornos, tanto para a gestão quanto para a população que precisa dos serviços municipais de saúde.
 
 
“Quando o cadastro do usuário está desatualizado, alguns serviços de saúde, como consultas e exames, por exemplo, deixam de ser realizados, pois o paciente não é encontrado para ser informado sobre o procedimento”, relata o diretor.
 
 
O contato da equipe de regulação da Semusa é realizado, normalmente, via telefone no número que consta no cadastro do paciente. Em muitos casos, de acordo com Helisson Ribeiro, os agentes comunitários de saúde (ACS) são deslocados ao endereço do cadastro para informar pessoalmente, porém é recorrente os casos em que a pessoa não mora mais no endereço que consta no cadastro.
 
 
“Os dados pessoais desatualizados dificultam o trabalho das equipes de saúde e também o acesso do paciente ao serviço pretendido. Temos a oferta, mas não conseguimos contato com 30% da nossa demanda que aguarda na regulação”, explica Helisson Ribeiro.
 
 
As equipes do Drac fazem 3 tentativas de contato com o paciente em dias e horários diferentes, inclusive através de mensagem de WhatsApp. Caso não consiga falar com o paciente sobre a disponibilidade do serviço, outra pessoa, que também aguarda o procedimento, entra no agendamento.
 
 
PARA ATUALIZAR
 
Para atualizar o cadastro, o cidadão deve se dirigir a uma unidade básica de saúde mais próxima da residência onde mora, das 8h às 18h. É importante
apresentar um documento pessoal com foto, cartão do SUS e, se possível, comprovante de residência.
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS