PREVENÇÃO: Rio Madeira mantém nível de normalidade e segue sendo monitorado

O acompanhamento é feito através de sistemas controlados por órgãos estaduais e federais, de forma presencial em 15 municípios pela Defesa Civil

PREVENÇÃO: Rio Madeira mantém nível de normalidade e segue sendo monitorado

Foto: Divulgação

 

O nível da Bacia do Rio Madeira chegou a ultrapassar a cota de atenção de 14,11 metros, no final de fevereiro, mas voltou a recuar e segue monitorado pelo Governo de Rondônia, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – Cedec. O acompanhamento dos principais rios rondonienses é feito diariamente, através de sistemas controlados por órgãos estaduais e federais, e também de forma presencial em 15 municípios pela Defesa Civil do Estado.
 
 
O nível do Rio Madeira chegou a atingir nos últimos dias de fevereiro a cota de alerta de 14,11 metros
 
Com o monitoramento preventivo, o objetivo da Cedec é evitar possíveis desastres naturais nas regiões mais próximas das áreas de risco. O governador de Rondônia, Marcos Rocha determinou que “os órgãos responsáveis estejam atentos para prestar de forma efetiva e urgente toda a assistência necessária aos municípios.” ressaltou.
 
Além de medidas preventivas, a Defesa Civil Estadual também presta assistência para evitar ou minimizar desastres naturais. De acordo com o coordenador de Defesa Civil, tenente-coronel, Jaime Fernandes da Silva, “a coordenadoria estadual tem feito o planejamento das ações, junto à Secretaria Estadual de Assistência Social – Seas para atender a população que reside em áreas de risco. Mesmo estando dentro da normalidade para o período, estamos atuando de forma preventiva com os órgãos de Defesa Civil municipais e assistência social, e o Estado está pronto para agir, caso seja necessário”, destacou.
 
MONITORAMENTO
 
 
A Defesa Civil tem feito o planejamento das ações, junto à Seas para atender a população que reside em áreas de risco
 
O monitoramento é feito a partir de informações repassadas por órgãos como a Agência Nacional de Águas – ANA; Serviço Geológico do Brasil – CPRM e Centro Nacional de monitoramento de Alerta de Desastre Natural – CEMADEN, que monitoram todas as áreas de risco. Em Porto Velho, de acordo com dados da CPRM, o Rio Madeira tem a cota de alerta de 15 metros. “Mas no último dia 24, o nível do Rio Madeira atingiu a cota de alerta de 14,11 metros e recuou nesta quinta-feira, 2 de março para 13,13 metros. É importante frisar, também, que o rio madeira atinge o nível de alerta quando ultrapassa a cota de 15 metros”, enfatizou.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS