UNIVERSITÁRIOS: Rondônia estará na 5ª edição do 'Projeto Rondon' que ocorre em julho

Equipe do “Projeto Rondon”, na edição de 2017, em atividades no município de Candeias do Jamari

UNIVERSITÁRIOS: Rondônia estará na 5ª edição do 'Projeto Rondon' que ocorre em julho

Foto: Divulgação

 

Com o objetivo de fomentar a inclusão de estudantes universitários no processo de desenvolvimento sustentável local e promoção da cidadania, o “Projeto Rondon”, coordenado pelo Ministério da Defesa – MD retornará ao Estado de Rondônia, em 2023. Esta é uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com o Governo de Rondônia. O Projeto foi criado em 1967 e em sua primeira fase, com uma iniciativa assistencialista, teve sua primeira operação realizada no antigo Território, atualmente Estado de Rondônia. Esta será sua terceira passagem no Estado.
 
As ações realizadas por meio do “Projeto Rondon” ocorrem em parceria com as prefeituras, governos estaduais e outras organizações, e objetiva levar conhecimentos nas áreas de Saúde, Educação, Cultura e Meio Ambiente, para as comunidades que mais necessitam. Além disso, os voluntários do projeto também contribuem para a formação de lideranças locais e promoção da cidadania.
 
O governador de Rondônia, Marcos Rocha afirmou que, o “Projeto Rondon” é importante para fortalecer a integração nacional, sendo uma oportunidade para os universitários conhecerem o Estado. “É importante para que todos possam conhecer a realidade de Rondônia e da Amazônia, além de levar conhecimentos às comunidades”, explicou.
 
 
Mais de 200 ‘rondonistas’ participarão da edição do “Projeto Rondon”, no Estado
 
O secretário-chefe da Casa Militar, coronel Valdemir Carlos de Goes ressaltou que, o Projeto tem uma importância significativa na formação dos estudantes universitários. “Além de promover a integração social, contribui ao desenvolvimento de habilidades e competências importantes para a vida profissional. É uma forma de aproximar a sociedade civil das Forças Armadas, promovendo a interação entre estes dois setores da sociedade”, afirmou.
 
As atividades serão realizadas entre os dias 6 e 23 de julho de 2023, e terão como centro regional, a cidade de Porto Velho, com a participação de 252 ‘rondonistas’, como são chamados os professores e estudantes universitários, vindos de diversos estados do Brasil, que trocarão o período de férias escolares por ações voluntárias de cidadania.
 
A proposta é realizar oficinas em dois conjuntos de atuação: Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde; e Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho. Além disso, professores e estudantes de Comunicação Social irão atuar na divulgação das ações.
 
MUNICÍPIOS PARTICIPANTES
 
Participam do acordo de cooperação desta edição do “Projeto Rondon”, 12 municípios rondonienses: Alta Floresta d’ Oeste; Alto Alegre dos Parecis; Castanheiras; Costa Marques; Nova Brasilândia d’Oeste; Novo Horizonte do Oeste; Parecis; Presidente Médici; Primavera de Rondônia; Santa Luzia d’Oeste; São Felipe d’Oeste e Seringueiras.
 
PROJETO RONDON
 
As ações realizadas são voltadas para contribuir com soluções sustentáveis e inovadoras, e inclusão social. O projeto nasceu em 1967, com o objetivo de conhecer de perto a realidade amazônica no então Território Federal de Rondônia, contando com apoio das Forças Armadas. Depois de ficar um período desativado, em 2005, foi retomado e integrado às pautas governamentais sob coordenação do Ministério da Defesa.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Professores e policiais militares devem ter direito à isenção de IPVA?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS