EM PORTO VELHO: Castração de cães e gatos tem preços acessíveis ou pode ser conseguida de graça

Valores vão de 100 até 600 reais, dependendo da clínica ou cadastro na prefeitura pode dar procedimento sem custos

EM PORTO VELHO: Castração de cães e gatos tem preços acessíveis ou pode ser conseguida de graça

Foto: Divulgação/Prefeitura de Porto Velho

A superpopulação de cães e gatos que vivem pelas ruas de Porto Velho já é conhecida das autoridades há anos e pouco é feito para fazer o controle da quantidade desses bichos na cidade.

 

Uma das alternativas é a castração dos animais, para evitar que eles se reproduzam sucessivamente e aumentem mais a quantidade. Um desses apelos públicos foi feito durante o final de semana por moça que atua também na proteção e bem-estar deles.

 

“Pessoal, castrem seus animais. Em Porto Velho tem locais com preço bem acessível e qualidade.  A veterinária dos meus meninos cobra apenas R$ 100,00 por gato macho e R$ 150,00 por fêmea. Eu sempre envio gatos lá para castrar e o serviço é perfeito e amoroso”.

 

E ela completou: “Se você não tem condições, faça uma vaquinha ou peça ajuda. É muito triste a quantidade de animais sofrendo pela cidade”, destacou ela.

 

Moça faz apelo para porto-velhenses castrarem seus animais e evitar superpopulação - Reprodução de tela

 

O Rondoniaovivo fez uma rápida pesquisa com algumas clínicas veterinárias da capital de Rondônia e os preços variam de 250 a 600 reais. A média ainda prevê em alguns casos a internação com a aplicação de medicamentos até a retirada dos pontos.

 

“O que dá para a gente fazer é o desconto quando há um pacote de castrações. Acima de três, fazemos um abatimento no valor final. Às vezes, algumas pessoas, quando podem pagam até cinco castrações, conseguem 200 reais por animal, já incluída a internação e medicamentos”, explicou Juliana Nunes, que trabalha em uma clínica veterinária da zona Leste.

 

De graça

 

A partir desta segunda-feira (20) começou o cadastramento em Porto Velho para a castração de cães e gatos. As pessoas interessadas devem ir até a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), que fica na Rua General Osório, 81, no Centro, para recolher a guia para o procedimento.

 

“Na SEMA é feito o cadastramento, depois o agendamento para a clínica, e lá eles fazem a triagem para verificar se o animal está apto ou não para a castração”, explicou o secretário Alexandro Pincer.

 

Ele também acrescentou que a castração não acontece na SEMA, pois se trata de um serviço terceirizado, feito pela empresa que ganhou a licitação para prestar esse tipo de atendimento para os bichos a partir dos seis meses de idade.

 

 

Segundo Alexandro, a ampliação da assistência pelo município é uma estratégia para impedir problemas decorrentes do aumento descontrolado de animais, principalmente nas ruas.

 

No momento de fazer o cadastro na SEMA para castrar o animal, o dono do pet deve apresentar os documentos pessoais como RG, CPF, comprovante de residência e o número de inscrição no CadÚnico.

 

O serviço também é disponibilizado para ONGs, protetores de animais independentes e toda população de baixa renda.

 

O horário de atendimento na Sema para fazer o cadastro é das 09 às 13 horas. Em caso de dúvidas, o cidadão deve ligar para a Divisão de Proteção e Bem-Estar Animal, no número (69) 98473-3320.

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS