CONDENADO: Advogado é proibido de atuar após ficar com dinheiro de cliente

Pena será mantida até que ele devolva os valores recebidos, corrigidos desde o efetivo desembolso

CONDENADO: Advogado é proibido de atuar após ficar com dinheiro de cliente

Foto: Ilustrativa

A 2ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB Rondônia realizou sessão de julgamento de diversos processos disciplinares. Em um dos casos, um advogado foi condenado à penalidade de suspensão do exercício profissional por um período mínimo de 30 dias, que será mantida até que ele devolva ao cliente os valores recebidos, corrigidos desde o efetivo desembolso. A suspensão ocorreu devido à violação dos incisos XX e XXI da Lei 8.906/94 (EAOAB) ao não prestar contas após receber um alvará judicial.
 
 
O Relator do processo, advogado Alecsandro Fukumura, destacou no voto que “o representado, ao locupletar-se indevidamente e as custas do cliente, não cumpriu com os preceitos fundamentais do advogado, que é, agir com decoro, dignidade, honestidade, confiança recíproca e boa-fé nos casos em que representar seu cliente”.
 
 
Presidente da 2ª Turma e secretário geral do TED, o advogado Vinícius Gordon orienta sobre situações em que o advogado não encontra o cliente para prestar contas. “Quando o advogado não encontrar o cliente para fazer prestação de contas, deve se se utilizar de consignação em pagamento administrativa ou judicial, e depositar em juízo os valores correspondentes, já descontados os honorários contratuais, evitando assim um processo ético e até uma condenação”.
 
 
A advogada Alessandra Rocha, presidente do TED, elogiou o empenho da 2ª Turma do órgão julgador e a seriedade com que os membros avaliam cada processo disciplinar. “O trabalho desenvolvido pelas Turmas do TED é de extrema importância para manter a integridade e a ética na advocacia em Rondônia. Os membros demonstram comprometimento e dedicação na análise de cada caso, atuando com seriedade e imparcialidade na aplicação das sanções disciplinares. Essa atuação criteriosa contribui para fortalecer a advocacia, garantindo que os profissionais do Direito sigam os princípios e as normas estabelecidas pela nossa instituição”, ressaltou.
 
 
A penalidade de suspensão na advocacia, conforme estabelecido no Estatuto da Advocacia e da OAB (Lei nº 8.906/94), é uma sanção disciplinar aplicável aos profissionais que cometem infrações éticas mais graves no exercício de suas funções. Prevista no artigo 35, inciso III, a suspensão pode variar de 30 (trinta) dias a 12 (doze) meses, impedindo o advogado de exercer suas atividades profissionais durante o período estipulado.
 
 
A decisão de suspensão é registrada nos assentamentos do advogado e, como a censura, pode servir de base para futuras sanções mais severas em casos de reincidência ou infrações ainda mais graves.
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS