COMPROMISSO: Sebrae de RO e de oito estados reforçam debate sobre Amazônia Legal

Encontro da Regional Norte da Associação Brasileira dos Sebrae Estaduais (Abase) foi realizada em Belém (PA).

COMPROMISSO: Sebrae de RO e de oito estados reforçam debate sobre Amazônia Legal

Foto: Assessoria

Presente em todo o território nacional, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) se divide em unidades autônomas, abrangendo todos os estados do Brasil, inclusive as nove unidades da federação que compõe a chamada Amazônia Legal: Rondônia, Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Roraima, Mato Grosso e Tocantins.
 
 
No último encontro da Reunião Regional Norte da Associação Brasileira dos Sebrae Estaduais (Abase), realizada em Belém (PA), esses nove estados reforçaram o seu compromisso em prol da Amazônia Brasileira, defendendo a inserção da Abase Norte em todos os debates relacionados à Amazônia Legal. Afinal, é
propósito dos Sebrae UFs transformar os pequenos negócios em protagonistas do desenvolvimento sustentável em todas as regiões do Brasil.
 
 
É com este objetivo inclusive que, a partir do encontro da Abase Norte em Belém, as unidades do Sebrae nos estados da Amazônia Legal endereçaram uma carta ao Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, manifestando total apoio à realização da Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança Climática – COP 30, na Amazônia, em 2025.
 
 
As unidades estaduais do Sebrae propuseram também um esforço conjunto de cooperação. Afinal, é interesse comum das nove unidades do Sebrae, na Amazônia, aprofundar a integração junto ao Consórcio Amazônia Legal, uma associação pública que integra a administração indireta de todos os estados membros e que tem a missão de acelerar o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal de forma integrada e cooperativa, considerando as oportunidades e os desafios regionais.
 
 
"O Sebrae Rondônia quer, junto aos outros oito Sebrae estaduais da Amazônia, alavancar os meios de promoção do desenvolvimento regional, respeitando as vocações produtivas e culturais de cada local, com iniciativas inovadoras e que promovam a qualidade de vida de cerca de 30 milhões de brasileiros que vivem na Amazônia Brasileira", destaca o superintendente do Sebrae RO, Clébio Billiany de Mattos, que participou da Reunião Regional Norte da Associação Brasileira dos Sebrae  Estaduais (Abase Norte).
 
 
Na Carta ao Consórcio Amazônia Legal, os Sebrae Norte destacam ainda que a COP 30 será uma excelente oportunidade para colocar a Amazônia Brasileira no centro da agenda global, promovendo,  internacionalmente, as diversas atividades produtivas da região.
 
 
"Historicamente, nossa instituição tem desenvolvido um conjunto de iniciativas para maior inclusão produtiva e o fortalecimento dos pequenos negócios por meio de ações de gestão, inovação, sustentabilidade, acesso a mercados e geração de negócios, em prol do fortalecimento das atividades criativas e produtivas em toda Amazônia Brasileira", reforça um trecho da carta.
 
 
Em todo o país, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas atua como uma agência de promoção do desenvolvimento socioeconômico, que se mantém na busca constante pela promoção de melhorias no ambiente de negócio empresarial e fomento ao desenvolvimento econômico e social do país. O Sebrae atua sempre em parceria com órgãos governamentais, entidades privadas e sociedade civil.
 
 
"Temos que manter a população e os produtores rurais da Amazônia ocidental trabalhando com o reconhecimento e apoio de políticas públicas assertivas para está grande região amazônica, capazes de fixar as famílias no campo para continuar produzindo nas suas atividades com sustentabilidade e renda em harmonia com a natureza", finalizou Hélio Dias, conselheiro estadual do Sebrae RO.
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS