IMUNIZAÇÃO: Vacina contra a gripe continua disponível nas unidades de saúde

Imunização deve ser renovada todos os anos

IMUNIZAÇÃO: Vacina contra a gripe continua disponível nas unidades de saúde

Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG

 
Aberta para todos os públicos a partir de seis meses de idade, a vacinação contra o vírus da gripe continua disponível em todas as unidades da rede municipal de saúde de Porto Velho.
 
Na Unidade de Saúde da Família (USF) Hamilton Gondim, a procura pelo imunizante é grande, com uma média de 240 doses aplicadas diariamente. Além da oferta das vacinas de campanha, a unidade atende também aplicando as vacinas de rotina durante todo o dia, de segunda a sexta-feira. “Seguimos com os dois atendimentos, então fazemos uma ficha para organizar o fluxo”, explicou Raphaela Castiel, diretora da unidade.
 
Eduardo Miranda toma a vacina todo ano e está com o cartão vacinal atualizado
 
A vacinação garante proteção contra complicações da doença que podem levar a hospitalizações e óbitos. O imunizante atua contra as três cepas do vírus influenza: a H1N1 e A H3N2 e B/Victoria, e é por isso que Eduardo Miranda, de 70 anos, sempre atende aos chamados das campanhas. “Hoje eu vim só para vacinar, todo ano eu tomo, meu cartão de vacinas está completinho”, disse o aposentado.
 
Gleicinara Rodrigues é mãe da Evelyn, de apenas um mês de vida, e da Yasmin, de 7 anos. Como a bebê precisava atualizar o calendário de rotina, a mãe aproveitou para imunizar a filha maior contra a gripe e foi surpreendida com a possibilidade de também se vacinar. “Eu estava de resguardo e não pude fazer antes. Fiquei surpresa que também deveria vacinar, então vou aproveitar”, disse a dona de casa.
 
Marina Martellet, enfermeira da Divisão de Imunização da Semusa, reforça que a vacina contra gripe é anual e pode ser aplicada nas pessoas que já receberam alguma dose anterior. “Estamos num momento delicado com o aumento dos casos de influenza registrados no município. Todo ano a pessoa tem que tomar uma dose, independente se já tomou nos anos anteriores, tem que fazer essa dose de reforço a cada ano. A campanha teve início na segunda quinzena de março, então, aquelas pessoas que iniciaram o ano em janeiro e fevereiro, tomando a vacina da gripe, devem tomar novamente a dose da campanha de 2023”, detalhou.
 
A vacina está disponível em todas as unidades de saúde das 8h às 18h, com exceção da Vila Princesa e Santo Antônio, que funcionam das 8h às 12h.
Direito ao esquecimento
Você acredita que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será reaberta ainda este ano?
Como você classifica a gestão do prefeito Ivair Fernandes em Monte Negro?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS