MEDICAMENTOS: Prefeitura mantém estoque de insulina regularizado nas farmácias do município

Os medicamentos fornecidos pela Prefeitura são a Insulina Humana NPH e Insulina Regular, diferentes da Insulina Análoga de Ação Rápida, que está em falta na rede de saúde do Estado

MEDICAMENTOS: Prefeitura mantém estoque de insulina regularizado nas farmácias do município

Foto: Felipe Ribeiro

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que as unidades de saúde de Porto Velho mantêm o estoque de insulina regularizado, sem risco de desabastecimento. Isso porque os medicamentos fornecidos pelo município são as Insulina Humana NPH e Insulina Regular, diferentes da Insulina Análoga de Ação Rápida, adquirida pelo Ministério da Saúde e distribuída ao Governo do Estado através da Coordenadoria De Gestão e Assistência Farmacêutica (CGAF). De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), a Insulina Análoga de Ação Rápida está com iminente possibilidade de desabastecimento na rede estadual.
 
 
TIPOS DE INSULINA
 
Diversos tipos de insulina estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), e a principal diferença entre elas é o tempo de ação no corpo humano. A Insulina Humana NPH possui uma ação mais lenta, que começa a fazer efeito entre duas a quatro horas após sua aplicação. A Insulina Regular começa a agir 30 minutos após a aplicação. Já a Insulina Análoga de Ação Rápida atua no organismo cerca de 30 a 60 minutos depois de ser aplicada.
 
 
ACESSO A MEDICAMENTOS
 
Lígia Arruda, diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) da Semusa, explica que a população deve manter a calma e evitar tumultos nas unidades de saúde, pois o estoque de Insulina Humana NPH e Insulina Regular está normalizado nas farmácias do município.
 
 
A população pode fazer a busca pelos medicamentos através do FarmaPub, no site farmapub.portovelho.ro.gov.br, ou baixando o aplicativo disponível para telefones com o sistema Android.
 
 
Para retirar o remédio nas farmácias básicas de Porto Velho, o cidadão precisa comprovar residência no município, além disso apresentar documento com foto, cartão do SUS e, principalmente, receita médica, seja do Sistema Único de Saúde (SUS) ou particular.
 
 
Pacientes cadastrados pelo Programa Hiperdia devem seguir o calendário individual para retirada do medicamento, sem necessidade de adiantar o pedido.
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS