ENERGISADA: Mulher sofre acidente de moto ao passar por fiação caída na capital

Os moradores pedem manutenção dos postes e da fiação para evitar acidentes

ENERGISADA: Mulher sofre acidente de moto ao passar por fiação caída na capital

Foto: Divulgação

Na manhã desta sexta (12) uma mulher caiu de moto após passar por cima de fiação, que estava caída após poste pegar fogo. O fato aconteceu na rua Monteiro Lobato, no bairro Eldorado, zona sul de Porto Velho, em frente à Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
 
 
 
Segundo testemunhas no local, o acidente foi resultado de um poste que entrou em curto circuito, causando a queda da fiação. A mulher, cuja identidade não foi revelada, estava transitando pela via e não percebeu a fiação no chão. Acabou passando por cima o que resultou na perda do controle da motocicleta e na sua queda.
 
 
Pessoas que presenciaram o acidente imediatamente se aproximaram para prestar socorro na vítima que teve somente ferimentos leves. A mulher foi socorrida por uma ambulância do Corpo de Bombeiros e levada para UPA.
 
 
 
Ainda não se sabe, quais as causas exatas do incêndio no poste, no entanto, a suspeita é de que um curto-circuito possa ter sido a origem das chamas. Os moradores pedem uma investigação mais aprofundada sobre a manutenção dos postes e da fiação para evitar acidentes semelhantes no futuro.
 
 
 
Confira a nota da energisa sobre o assunto:
 
Energisa alerta sobre cuidados com cabos partidos em períodos chuvosos
 
A rede elétrica é projetada de forma segura, com altura adequada em relação ao chão e materiais resistentes. Mas chuvas intensas com descargas elétricas, rajadas de vento, quedas de árvore e  colisão de veículos podem interferir na rede, partindo  um cabo ou  deixando- pendurado ou caído no chão. Nestes casos, as pessoas devem se afastar do local imediatamente e entrar em contato com a Energisa.
 
O mesmo procedimento deve ser adotado quando houver acidentes com placas, telhas e árvores sobre a rede elétrica. Mesmo partido, esse cabo pode estar energizado e provocar acidentes graves. É primordial isolar o local, se  afastar da área e jamais tocar no cabo, sob nenhuma hipótese.
 
É recomendado que os moradores não utilizem nenhum objeto, como por exemplo madeira ou haste metálica, para afastar o fio partido, devido ao risco de choque elétrico, já que somente profissionais autorizados pela Energisa, que possuam o treinamento e os equipamentos de proteção adequados,  podem fazer intervenções na rede elétrica.
 
Confira abaixo outras dicas importantes para evitar acidentes durante chuvas e tempestades:
 
Em caso de descargas atmosféricas, retire imediatamente das tomadas equipamentos como televisão, som, ventilador, computador, carregadores de celulares e outros.  Ao desligar esses aparelhos, use um calçado que possua o solado isolante, que é aquele de borracha;
 
Se você estiver na rua, afaste-se de campos de futebol, piscina, lagos, lagoas, praias, árvores, mastros e locais elevados, e jamais se abrigue próximo dos postes ou embaixo da fiação elétrica;
 
Se você perceber que as paredes da sua casa estão úmidas, evite o contato com elas e não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas ali, pois as paredes podem ser fonte de choques e mau funcionamento de equipamentos, causando danos aos aparelhos;
 
Evite fazer manutenção em telhados e equipamentos elétricos ligados à tomada;
Se estiver dirigindo e não houver condições de se deslocar, estacione o carro em local seguro e permaneça no veículo.
 
Em caso de acidente e quando houver falta de energia na rede elétrica, entre em contato com os canais da Energisa:
 
Call Center: 0800 647 0120
 
 
WhatsApp (Gisa): (69) 99358-9673
 
Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular) 
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS