IMPRESSIONANTE: Pescador confirma teoria de que candiru é atraído pela urina

Vídeo mostra espécie comendo pedaço de peixe que estava com líquido

Em uma das suas recentes aventuras, o pescador João Cordeiro, do Pesca Beradeira, resolveu fazer um teste sobre o suposto mito que se tinha sobre o candiru: se ele realmente é ou não atraído pela urina.

 

Ao jogar um pedaço de peixe em seu caiaque e colocar um pouco de urina em cima, os parasitas começaram entrar pela extremidade do caiaque e atacar a amostra.

 

Comprovado o fato do candiru ser atraído pela urina, em um dos comentários um internauta explicou o motivo do fato, que espécies de couro produzem “ureia” nas guelras de respiração, que é a mesma substância encontrada na urina, fazendo então com que os parasitas sigam o cheiro para adentrar seus “alvos”.

 

 

O candiru é da família Trichomycteridae, que engloba mais de 280 espécies, com cerca de 40 gêneros. Segundo especialistas, ele é um parasita e se alimenta de outros peixes (e até carne humana) e pode chegar a medir até 30 centímetros.

 

Esse peixe é hematófago, ou seja, se alimenta do sangue de outros animais e alguns vivem em forma de parasita nas brânquias de outros peixes. Na região em que está presente, ele é muito temido, especialmente no Rio Madeira, por atacar até mesmo pessoas vivas.

Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS