DESENVOLVIMENTO: Energisa investe na construção e ampliação de 34 subestações em quatro anos

Obras contribuem para o desenvolvimento da economia no estado

DESENVOLVIMENTO: Energisa investe na construção e ampliação de 34 subestações em quatro anos

Foto: Assessoria

A Energisa não para de trabalhar para ampliar a oferta de energia limpa e de qualidade e promover a integração de municípios e distritos do estado ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Em quatro anos de atuação da concessionária em Rondônia foram construídas 34 novas subestações e foram ampliadas mais de 27 linhas de transmissão, totalizando aproximadamente 900 km, em todas as regiões do estado onde atua.
 
 
O investimento traz para o sistema elétrico muito mais confiabilidade e o aumento da oferta de energia para toda a população, além de empregar mais de 3 mil funcionários para execução dos trabalhos.
 
 
A instalação das subestações possibilita a chegada de novas empresas e indústrias e contribui para o desenvolvimento da economia. ‘’Quando há uma maior disponibilidade de energia elétrica, as empresas podem adquirir novos maquinários, contratar mais equipes e valorizar a região onde atuam’’, afirma Alfredo João de Brito, gerente de construção e manutenção da transmissão em Rondônia.
 
 
A capacidade energética de apenas quatro dessas subestações, a exemplo dos sistemas dos distritos de Abunã, Vista Alegre, Extrema e Nova Califórnia é de 25 MVA, o equivalente ao consumo mensal de 100 mil casas populares. A capacidade total de todas as unidades SEs equivale a 1,86 GVA.
 
 
"A energização das subestações é de extrema importância para o processo de descarbonização. Rondônia lidera a iniciativa de eliminar 293 mil toneladas de CO2 por ano através da desativação de 13 termoelétricas que utilizam o óleo diesel como combustível”, declara Alfredo.
 
 
Como funcionam as subestações de energia?
 
As subestações possuem transformadores capazes de aumentar e diminuir a tensão elétrica. Quando elevada, é possível evitar a perda de energia na distribuição. Quando a tensão é rebaixada, pode ser utilizada pelos consumidores. Seu sistema consegue proteger, controlar e distribuir a energia de alta potência da fonte geradora até a unidade consumidora.
 
 
As SEs podem ser instaladas em espaços públicos ou privados. São utilizadas em indústrias, hospitais, universidades, locais de eventos e até na manutenção de energia elétrica da concessionária local, evitando prejuízos.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Professores e policiais militares devem ter direito à isenção de IPVA?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS