CULINÁRIA: 1º Circuito Gastronômico 'Rondônia Saboroso' promove oficinas criativas

O 1º Circuito Gastronômico Rondônia Saboroso acontecerá em três temporadas, entre os dias 06 de julho e 20 de agosto de 2023

CULINÁRIA: 1º Circuito Gastronômico 'Rondônia Saboroso' promove oficinas criativas

Foto: Assessoria

A inovação de sabores com ingredientes regionais marcou as oficinas criativas já realizadas nos 10 municípios que integram o 1º Circuito Gastronômico Rondônia Saboroso, que acontecerá em três temporadas, entre os dias 06 de julho e 20 de agosto de 2023.
 
Em cada um dos 10 municípios, o chef de cozinha William Aimar se reuniu com representantes dos estabelecimentos que aderiram ao Festival, promovendo uma verdadeira troca de experiências e conhecimento. Muito além da teoria, os participantes das Oficinas Criativas precisaram colocar a mão na massa e, na prática, foram descobrindo novas formas de agregar os ingredientes regionais na produção de pratos inovadores e bastante elaborados.
 
 
“Nas 10 cidades participantes há toda uma qualificação, até o lançamento do Circuito Gastronômico. Em cada uma das atividades a gente movimenta as pessoas, desde a cozinha, o empresário e o atendimento, para ter um evento muito bacana, com uma qualidade ímpar e pratos muito bem elaborados, no contexto de cada empresa participante”, explica o Chef e consultor gastronômico William Aimar.
 
Durante a Oficina Criativa, para os empresários e colaboradores dos estabelecimentos participantes, o desafio foi justamente deixar de lado o comum e rotineiro para conseguir enxergar o potencial de uma variedade maior de produtos, possibilitando a criação de novas ideias.
 
Para a empresária Vânia Mara Vargas Corrente, que há 12 anos está à frente do restaurante Cabana do Peixe, em Cacoal, a expectativa com o 1º Circuito Gastronômico Rondônia Saboroso não poderia ser melhor. “A nossa expectativa é criar pratos novos, com elementos daqui da nossa região, que são riquíssimos e, muitas vezes, a gente não utiliza. Então esse festival veio para agregar essa situação, de explorar o que temos aqui para fazer pratos saborosos. O formato do Festival é maravilhoso e ele vem justamente com uma outra ideia, sobre o uso dos mais variados produtos”, destacou a empresária.
 
 
Participam do Rondônia Saboroso, restaurantes, cafeterias, confeitarias, petisqueiras, hamburguerias e bares. Cada um deles terá que elaborar um menu especial, visando o resgate da cultura e da gastronomia local. A primeira temporada do Circuito Gastronômico acontece simultaneamente em Cacoal, Cerejeiras e Pimenta Bueno, entre 06 e 23 de julho. A segunda temporada envolve os municípios de Ariquemes, Machadinho D’oeste e Porto Velho, no período de 13 a 31 de julho. Já a terceira e última temporada acontece nos municípios de Jaru, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste e São Miguel do Guaporé, entre 03 e 20 de agosto. 
 
Grelson Campos Santos é empresário em Pimenta Bueno, onde comanda o Restaurante Caleb, que neste ano completa 14 anos. Para ele, o 1º Circuito Gastronômico Rondônia Saboroso é o momento certo para inovar. “A motivação é criar pratos novos, saborosos, com produtos típicos daqui. Queremos criar pratos que ainda não temos, para inovar o nosso cardápio e esse Festival é o grande incentivo que precisávamos. Estamos participando para mostrar o nosso potencial e para criar um prato exclusivo para o restaurante, que se torne a marca do Caleb”, enfatizou.
 
O Rondônia Saboroso é um festival gastronômico realizado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia (FACER), com apoio das Associações Comerciais e Empresariais dos municípios, pelo Governo Estadual de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC) e conta com o apoio institucional  do Conselho Empresarial de Turismo (CONETUR), da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) e  do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (SEBRAE/RO).
 
 
Durante todas as etapas, além das oficinas criativas, os estabelecimentos contarão ainda com oficinas voltadas à gestão, atendimento, vendas, marketing e comunicação e terão acesso à consultorias individuais, com cinco chefs de cozinha renomados, que irão colaborar para a criação de pratos saborosos, inovadores e exclusivos, que serão apresentados ao público durante o Festival Gastronômico.
 
“Além de trazer conhecimento, elevar ainda mais o nível gastronômico do nosso estado, o Rondônia Saboroso quer valorizar os produtos da nossa região. Por meio do Circuito Gastronômico, queremos incentivar os estabelecimentos, mostrando como explorar os alimentos, agregando conhecimento, criatividade e inovação, e, ao mesmo tempo, despertar no público a curiosidade, o interesse pela gastronomia regional”, finalizou Gerson Zanato, coordenador do 1º Circuito Gastronômico.
 
Vale destacar que, durante o período do festival, cada estabelecimento participante estará devidamente identificado e terá todo o suporte da organização na divulgação dos pratos criados. Fotógrafos profissionais, influenciadores digitais e a imprensa local serão grandes parceiros, garantindo ainda mais visibilidade ao festival. A expectativa é alcançar 100 empresas participantes no 1º Circuito Gastronômico Rondônia Saboroso.
 
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS