A Alemanha, por meio da Fundação Alexander von Humboldt, vai selecionar dez brasileiros para desenvolverem, ao longo de um ano, um projeto que impacte a sociedade de forma positiva para o Programa Bolsa Chanceler. O intercâmbio oferecido pelo governo alemão oferece uma bolsa mensal de 2.600 euros, equivalente a R$13.600. Ao fim do programa, os participantes poderão conhecer o chefe de estado do país.
Thomas Timm, presidente do Instituto Sócio-Cultural Brasil Alemanha, que conduz o processo no Brasil, afirma que a média de inscrições é de 150 por ano. O Brasil, de acordo com ele, é o país em destaque desta edição do projeto. Índia, China, EUA e África do Sul também são países participantes.
“Essa é uma iniciativa do governo alemão sem igual em todo o mundo. É uma busca aos líderes do amanhã. Ao todo, são oferecidas 50 bolsas nesses cinco países. As pessoas selecionadas aqui são de altíssimo nível. São mentes brilhantes”, afirmou Timm.
Para participar do programa, é preciso cumprir alguns requisitos básicos como: ter cidadania brasileira, trabalhar nos segmentos de política, negócios, mídias, administração, sociedade ou cultura; ter experiência de liderança demonstrável; ter não mais que 12 anos de bacharelado; ter bons conhecimentos de alemão ou inglês.
Os interessados em participar do programa podem se inscrever até o dia 15 de outubro. Mais informações estão neste
link.