A última enquete do
Rondoniaovivo, que buscou descobrir a opinião dos internautas sobre o projeto de lei que propõe a doação presumida de órgãos, recebeu 801 votos. A pergunta da pesquisa de opinião era: “Deputado de Rondônia propõe ‘doação presumida de órgãos’, qual sua opinião?”. A maioria é contra o Projeto de Lei 1.774/2023.
A opção ‘Sou contra a doação presumida’ da enquete recebeu um total de 372 votos, representando 46,44% do total.
Como mostrou o Rondoniaovivo, a doação presumida de órgãos seria resumidamente uma alteração na lei. A que está atualmente em vigor afirma que para ser doador, a pessoa precisa se declarar como doadora de órgãos e tecidos ainda em vida, mas ainda assim a palavra final é decidida pela família.
Com a alteração prevista no Projeto de Lei, todo cidadão passaria a ser doador, a não ser que o mesmo não queira, devendo assim registrar em seu documento público de identidade a sua vontade de não ser doador de órgãos e tecidos.
A doação não valeria também para quem não tiver documento público de identidade, mais conhecido como “carteira de identidade”. Menores de 16 anos ou pessoas com deficiência mental, que não tenham o necessário para decidir, em todos esses casos a doação dependeria da autorização dos familiares.
326 internautas acreditam que a PL deve ser aprovada. Estes escolheram a opção ‘Sou a favor da doação presumida’ da enquete, representando 40,65% do total.
Um número considerável de pessoas, 104 internautas (12,97%), não acompanharam a reportagem do Rondoniaovivo e escolheram a opção ‘Não tenho opinião’.
Vale lembrar que o levantamento não tem caráter científico e serve apenas para verificação de opiniões, onde os internautas podem votar quantas vezes quiserem. Além disso, podem também enviar sugestões de temas por meio das nossas redes sociais.