JI-PARANÁ: Sebrae e entidades apresentam plano de ação do Ecossistema Local de Inovação

JI-PARANÁ: Sebrae e entidades apresentam plano de ação do Ecossistema Local de Inovação

Foto: Assessoria

Os atores do ecossistema local de inovação formado por representantes de diversas entidades da sociedade, universidades, faculdades, poder público e empreendedores, vem trabalhando desde abril deste ano na construção do Ecossistema Local de Inovação (ELI). Este esforço tem como objetivo identificar as necessidades e desafios locais, visando criar as condições ideais para o desenvolvimento de novos negócios inovadores que possam gerar impacto positivo na comunidade. 
 
As discussões e contribuições para a criação do ELI aconteceram nas dependências do Sebrae e fazem parte de uma metodologia aplicada pela instituição em todo o território brasileiro. O mapeamento do cenário atual da cidade e o planejamento estratégico para a real implementação do ELI e a formação de sua equipe de governança foram apresentados durante o evento de lançamento do plano de ação na quarta-feira, 29. O evento reuniu as principais lideranças das entidades envolvidas no projeto, juntamente com o presidente do Sebrae Rondônia, Darci Cerutti, e o diretor técnico do Sebrae, Alessandro Crispim Macedo. 
 
Durante entrevista à imprensa, Darci Cerutti ressaltou a importância do ELI como um ambiente propício para o florescimento de negócios inovadores, não apenas em Ji-Paraná, mas em diversas localidades. Ele destacou a necessidade de um ambiente que acolha essas iniciativas e promova o apoio necessário, enfatizando a importância de aspectos como educação de qualidade, acesso a crédito, associações organizadas e legislação adequada, todos os quais fazem parte do que estão buscando para o desenvolvimento do ELI. Cerutti enfatizou que o Sebrae teve o papel de catalisador nesse processo. 
 
No evento de lançamento foram disponibilizadas cópias impressas do plano de trabalho, de forma simbólica, para os participantes, e o documento digital está aberto para consulta por qualquer interessado. Além disso, o plano será entregue oficialmente à Câmara de Vereadores, demonstrando o compromisso e transparência das entidades envolvidas no desenvolvimento do ELI em Ji-Paraná. 
 
Essa iniciativa marca um importante passo na busca por um ambiente propício à inovação e ao empreendedorismo no município, sendo um esforço conjunto que reflete a união de diversos setores da sociedade em prol do desenvolvimento econômico e social local. Ao identificar as necessidades locais e planejar estrategicamente ações para supri-las, as entidades envolvidas demonstram um compromisso real com o progresso e o avanço de Ji-Paraná como um polo de inovação e empreendedorismo. 
 
Neste sentido, a criação do ELI não apenas representa um marco para Ji-Paraná, mas também um exemplo inspirador de como comunidades podem se unir para criar as condições necessárias para a geração de novos negócios inovadores e sustentáveis. A disponibilização do plano de trabalho para consulta pública e sua entrega à Câmara de Vereadores simbolizam a transparência e a abertura para a participação e engajamento de toda a comunidade nesse importante processo de desenvolvimento local. 
 
Com o apoio do Sebrae e a colaboração de diversas entidades e atores locais, o Ecossistema Local de Inovação em Ji-Paraná se apresenta como uma iniciativa promissora, capaz de impulsionar o crescimento econômico e social, estimulando a criatividade, a inovação e o espírito empreendedor na comunidade local. O trabalho colaborativo e o compromisso demonstrado até o momento refletem a determinação em criar um ambiente propício para o surgimento e desenvolvimento de novas ideias e negócios que possam contribuir significativamente para o progresso e bem-estar de Ji-Paraná e região. 
 
Ao tornar o plano de trabalho acessível e aberto à participação da população, as entidades envolvidas reforçam o compromisso com a construção de um ecossistema de inovação inclusivo e participativo, no qual as necessidades e aspirações da comunidade sejam consideradas e incorporadas nas estratégias de desenvolvimento. Assim, o ELI se apresenta como uma oportunidade para a comunidade local se engajar ativamente na construção de um futuro mais próspero e inovador. 
 
Para mais informações sobre as ações do Sebrae, basta acessar o site www.sebrae.ro ou ligar gratuitamente para 0800 570 0800. Ou ainda acessar o Sebrae pelas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero). 
Direito ao esquecimento
Como você classifica o mandato do prefeito Moisés Cavalheiro em Itapuã do Oeste?
Como resolver o problema dos animais de rua?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS