MEIO AMBIENTE: RO tem maior queda no desmatamento entre janeiro e novembro de 2023

Dados comparam números de 2023 com mesmo período de 2022; dados são do Imazon

MEIO AMBIENTE: RO tem maior queda no desmatamento entre janeiro e novembro de 2023

Foto: Márcio Isensee/Shutterstock.com

Em 2023, Rondônia registrou uma notável diminuição de 72% no desmatamento durante os primeiros 11 meses, comparado ao mesmo período do ano anterior, de acordo com dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

 

Essa significativa redução coloca o estado como líder na região em termos de queda no desmatamento, superando estados como Pará (-67%) e Amazonas (-66%), além da média de toda a Amazônia (-61%).

 

Dos nove estados da Amazônia Legal, apenas três apresentaram aumento no desmatamento em 2023: Roraima (27%), Tocantins (33%) e Amapá (240%). Rondônia, por sua vez, registrou 316 km² de área desmatada nos primeiros 11 meses, sendo abril o mês com a maior extensão desmatada.

 

Novembro se destacou como o mês com o menor registro do ano, posicionando o estado em terceiro lugar no acumulado anual, com apenas 7 km² desmatados. Esse desempenho coloca Rondônia atrás apenas de Tocantins, que registrou 2 km², e do Amapá, que não teve nenhum registro de desmatamento no mês.

 

SAD

 

O Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), desenvolvido pelo Imazon em 2008, desempenha um papel crucial como uma ferramenta de monitoramento da Amazônia Legal, utilizando imagens de satélite.

 

O sistema fornece relatórios mensais sobre a taxa de degradação florestal e desmatamento na região. O SAD identifica a degradação florestal quando há danos causados pela exploração madeireira ou pelo fogo, enquanto o desmatamento é considerado quando ocorre o corte raso da floresta.

 

Vale ressaltar que o SAD detecta degradações florestais ou desmatamentos em áreas a partir de 1 hectare, sem realizar análise de legalidade.

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Aldo Júlio em Rolim de Moura?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Ariquemes tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Claudecir Réboli

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS