CARNAVAL: Semusa desenvolve Plano Operacional para fortalecer o serviço de saúde

Preparativos buscam agilidade no atendimento e melhoria na assistência durante as festividades

CARNAVAL: Semusa desenvolve Plano Operacional para fortalecer o serviço de saúde

Foto: Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) está empenhada em oferecer o melhor serviço de saúde aos foliões durante o período carnavalesco. Para isso, elaborou um plano operacional que busca antecipar e gerenciar possíveis cenários de risco durante os desfiles dos blocos.
 
O plano é uma medida estratégica para aprimorar a organização das atividades da saúde municipal, focando na eficiência do atendimento ao usuário. O documento aponta os possíveis impactos potenciais durante o período do carnaval e planeja a preparação necessária para diminuir o tempo de resposta às demandas, melhorando a comunicação e a assistência ao usuário nas unidades de saúde.
 
Durante os desfiles dos blocos, a atenção redobrada será direcionada aos serviços de urgência e emergência, essenciais para a prestação de cuidados imediatos aos foliões que possam necessitar de assistência médica durante as festividades.
 
 
SAMU
 
Durante os desfiles dos blocos carnavalescos, seguindo os locais e horários programados, o Samu vai contar com uma equipe da Unidade de Suporte Básico (USB) nas unidades de referência, objetivando o menor tempo resposta no acionamento do 192 na Central de Regulação.
 
Serão sete ambulâncias de suporte básico, uma de suporte avançado, além de três viaturas de reserva técnica em atuação durante todo o período momesco. O trabalho deve ser realizado em parceria com os órgãos de trânsito, como a Polícia Rodoviária Federal, Batalhão de Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semtran).
 
 
UPAS
 
Um dos principais objetivos do plano é assegurar que as portas de entrada dessas unidades estejam aptas a lidar com a demanda adicional que o carnaval costuma gerar. As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) vão manter seu funcionamento nas 24 horas e, durante o desfile dos blocos, contarão com um reforço de sua equipe de trabalho para atender às possíveis intercorrências.
 
 
MATERNIDADE
 
A Maternidade Municipal Mãe Esperança vai manter seu atendimento normalizado durante 24 horas todos os dias para as urgências obstétricas e acolhimento de vítimas de violência sexual infantil.
 
 
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA
 
Promoção da saúde e prevenção de doenças é outra linha de atuação da Semusa. Durante a folia, profissionais vão informar sobre a importância da prevenção de doenças e uso de preservativos como meios eficazes para se precaver contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (HIV/Aids, hepatites virais tipo B e C), além de evitar gravidez indesejada.
 
Material impresso explicativo, preservativos masculinos e femininos fazem parte dos itens que serão distribuídos gratuitamente para os foliões, entre outras ações que visam o bem-estar dos brincantes.
 
 
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
 
Entre as ações está a concessão do alvará sanitário para funcionamentos dos blocos, trabalho que inicia bem antes do período carnavalesco. Além disso, a vigilância sanitária ainda atua na inspeção de bares, restaurantes e vendedores ambulantes, orientando quanto às boas práticas de manipulação, armazenamento e distribuição de alimentos.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Aldo Júlio em Rolim de Moura?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Ariquemes tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS