COLUNA SEMANAL: Homem invade missa, discursa em francês e causa pânico nos fiéis na Catedral

Fim de Carnaval e o ano de 2024 começa de fato; o assunto agora daqui pra frente são as eleições para prefeitos e vereadores; veja isso e muito mais na sua Coluna Semanal

COLUNA SEMANAL:  Homem invade missa, discursa em francês e causa pânico nos fiéis na Catedral

Foto: Divulgação

Ano Que Vem Tem Mais

O Carnaval acabou. Quem pulou, pulou, e quem não pulou pode aguardar o próximo em 2025. Ou ainda, pode participar do desfile das escolas de samba de Porto Velho, que está previsto para ocorrer no mês de março. Isso quer dizer que para os que já estão com saudades, mês que vem tem um refresco. O desfile merece ser prestigiado!

 

Escolas de Samba

E o grande marco do Carnaval de Porto Velho, a Banda do Vai Quem Quer, saiu e, mais uma vez, foi sucesso total. A comandante Siça Andrade e toda a equipe conseguiu manter o nível do desfile e, principalmente, não houve tumultos ou outras violências. Famílias, pessoas de todas as idades, cores e opção sexual participaram e as palavras de ordem foram respeito e alegria. Que as contas da Banda tenham fechado e que em 2025 ela seja ainda melhor!

 

Alagações

 

Esse é o período do famoso inverno amazônico, onde as chuvas estão, graças a Deus, ainda constantes em Rondônia. Afinal, quem não lembra da seca que enfrentamos no ano passado, quando o nosso rio Madeira quase desapareceu? Mas esse excesso de água está mostrando as deficiências de Porto Velho, com as alagações devido à falta de saneamento na nossa cidade.

 

Mosquito

 

Todos os anos, as cenas de casas alagadas, pessoas ilhadas dentro das próprias residências e gente encarando a lama para ir trabalhar são comuns e pautas dos veículos de comunicação. Claro, como se ainda não fosse o bastasse, esse é ambiente ideal para a proliferação da aedes aegypt, o transmissor da dengue, razão pela qual estão aumentando os casos da doença em nosso Estado.

 

Não aconteceu

Isso tudo mostra que além das mudanças climáticas, a falta de saneamento é algo que precisa ser levada mais a sério por parte de nossos governantes. Na capital, uma das grandes promessas do atual prefeito, Hildon Chaves, no início dos dois mandatos era a de que transformaria Porto Velho em um canteiro de obras de saneamento, com parcerias do poder público e empresas privadas. Porém, não é o que vemos em cada chuva que cai em nossa cidade. Sendo assim, é bom que ao decidir pelo voto no próximo prefeito, saibamos o que os candidatos dizem sobre saneamento básico. Esse é um tema que precisa ser prioritário para a pauta de qualquer um que almeja se tornar prefeito de Porto Velho. 

 

STF na Católica

 

A Faculdade Católica de Rondônia estará trazendo para Porto Velho, no próximo dia 23 de fevereiro (sexta-feira), às 18h00, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin. Ele será homenageado com o título de Honoris Causa pela instituição de ensino. O evento marca também a inauguração no novo campus da Católica, que funciona ao lado do Espaço Alternativo, na capital. A entrada é gratuita e aberto para todos os interessados. Imperdível!

 

Ela Perdoou

 

E a aquele político rondoniense do Deus, Pátria e Família, defensor da moral e dos bons costumes que, segundo os grupos whatsapp de Ariquemes, havia sido flagrado pela esposa e pelo sogro com uma mulher casada no maior love entre os lençóis, parece que já pode ficar mais tranquilo. Fontes informaram à coluna que o escândalo foi grande tanto por parte da esposa traída como pelo marido traído, afinal, a outra também é casada. Depois de muita conversa e de avaliarem a situação, a esposa decidiu que o melhor seria o perdoar o marido e continuar o matrimônio. E assim, voltaram a viver felizes para sempre! Lindo!

 

 

Pânico

 

Na última segunda-feira(12), na missa das 18:30, realizada na Catedral de Porto Velho, localizada na região central da capital, o pânico tomou conta dos que lá estavam. Participantes da celebração católica relataram que um homem, com um comportamento agitado, estava sentado em um dos bancos da igreja encarando a todos. Parecia não estar no estado normal. Em dado momento, no meio da celebração, ele se levantou e seguiu em direção ao altar onde passou a gritar palavras desconexas e, acreditem, teria feito um discurso em francês. Nesse momento, o desespero foi total no local. Ao término, ele saiu do templo e sumiu. Ninguém entendeu o que ele falou, mas o susto foi grande.

 

Sem Segurança

 

A coluna contactou a assessoria de Comunicação da Catedral, que confirmou a ocorrência de incidentes desse tipo no local. Afirmaram que na parte central de Porto Velho, viciados em drogas perambulam pelas ruas e, muitas vezes, param dentro da catedral e ficam importunando os fiéis. Ao que parece, a falta de segurança é uma constante e isso tem afastado algumas pessoas. Até alunos da Escola Barão do Solimões, que fica ao lado da Catedral, vivem aterrorizados com a ação de bandidos na área.

 

Sequestro

 

Notícias de vítimas de bandido nas proximidades da prelazia não é novidade. Vale lembrar o caso de uma senhora que, há alguns anos atrás, assistiu a missa e, no final, ao retornar ao carro, foi sequestrada. Ela foi abandonada próximo a Guajará-Mirim e o carro encontrado escondido em uma propriedade rural, pronto para ser enviado para a Bolívia. Depois desse último ocorrido, já está passando da hora da Polícia Militar reforçar o policiamento na área e da Prefeitura e Governo do Estado acionarem as pastas de Saúde e Assistência Social para atender essa parcela da população que vaga pelo centro aterrorizando a todos!

 

 

Fugiram

 

Ainda nessa questão da Segurança Pública, a fuga de dois presos do Presídio Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, considerado de segurança máxima, causou uma crise no Ministério da Justiça, que administra os cinco presídios federais no país. Os que escaparam são perigosos e vieram de cadeias acreanas e tem mais de 60 anos de cadeia a cumprir cada um. Ou seja, as folhas de crimes são longas.

 

Presídio Federal

 

Porto Velho tem um presídio federal e a fuga colocou em alerta a administração da unidade. Os servidores aproveitaram para alertar sobre a necessidade de se aumentar o efetivo de pessoal nesse estabelecimento prisional. Eles contam que muitos servidores se encontram afastados por motivos de saúde e que não recebem certos direitos como o auxílio transporte e a indenização de fronteira. Por fim, reforçam que é necessário investimentos para que a fuga ocorrida no presídio federal de Mossoró, não se repita em outras unidades do sistema prisional federal.

 

Marcos Rocha vai?

 

Uma questão está em todas as rodas de conversas sobre política em Rondônia é: o governador Marcos Rocha, que tanta dizia ser amigo de Jair Bolsonaro, vai ao ato convocado pelo ex-presidente para o próximo dia 25, em São Paulo? Até o momento, ele ainda não se manifestou, mas a expectativa é grande, ainda mais por Rondônia ter muitos apoiadores de Bolsonaro. Entre os governadores bolsonaristas já confirmaram presença o de São Paulo, Tarcísio de Freitas; e o de Goiás, Ronaldo Caiado. Para quem está na mira do Tribunal Superior Eleitoral, o melhor é ficar na moita e esperar a tempestade passar!

 

Nem tão nítido

 

O Governo de Rondônia sempre anunciou aos quatro ventos que o Estado era um dos mais transparentes do Brasil, em relação aos dados. No entanto, nesse mês de fevereiro, uma matéria publicada pelo Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas afirma que houve um recuo nesse quesito nessas terras de Rondon. O motivo, segundo o texto, foi que no último dia 6, o governador em exercício, Sérgio Gonçalves da Silva (União Brasil), assinou decreto determinando sigilo em informações de interesse público a respeito das atividades desempenhadas por ele, enquanto vice-governador, e o governador do estado, Marcos Rocha (União Brasil). Para o Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, a nova regra fere o princípio constitucional da publicidade na administração pública e contraria a Lei de Acesso à Informação (LAI). Uma decisão lamentável e que merece ser revertida!

 

Allan Queiroz

 

Em ano de eleição para prefeito e vereador as conversas estão acirradas. Na capital, os nomes são vários, mas poucos assumem de fato que serão candidatos. Por enquanto tem muito namoro e pouco noivado. Essa semana o provável novo candidato a ocupar a cadeira de Hildon Chaves, foi o ex-tucano Allan Queiroz, que está no Patriota. Fontes informam de pés juntos que ele está com tudo certo para embarcar no ônibus do MDB e ser o candidato do partido para a Prefeitura de Porto Velho. Por enquanto nada é certeza, alguns afirmam que ele é apenas um balão de ensaio para valorizar o peso do MDB na disputa. Em todo caso, Allan não é um nome a ser desprezado. Já foi vereador, é deputado e trabalha muito bem a diplomacia com todos. O tempo dirá se ele vem ou não.

 

 

Direitos do Consumidor

 

Uma conversa leve sobre os direitos do consumidor. Assim foi a entrevista que a advogada Dayse Leopoldino deu no Programa Conexão Rondoniaovivo, apresentado pelo jornalista Ivan Frazão. Na conversa ele alertou sobre os golpes que infestam a internet e que muitas pessoas caem. Explicou também sobre o que fazer quando a pessoa percebe que foi enganada por uma empresa. Assista aqui!

Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS