ENERGISA: Consumidores devem estar cientes de seus direitos e deveres em relação à energia

Distribuidora disponibiliza informações essenciais para facilitar a vida dos clientes

ENERGISA: Consumidores devem estar cientes de seus direitos e deveres em relação à energia

Foto: Assessoria

A Energisa reforça a importância de os consumidores estarem cientes de seus direitos e deveres no que diz respeito aos serviços essenciais, como a energia elétrica. Com a regulamentação do setor elétrico pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), é fundamental que os clientes compreendam as normas que impactam diretamente em sua vida cotidiana.
 
Segundo Millena Capeletti, analista de Ouvidoria da Energisa em Rondônia, muitas pessoas desconhecem as regulamentações vigentes e acabam sendo prejudicadas por falta de conhecimento sobre como agir ou a quem recorrer em determinadas situações.
 
Para facilitar a compreensão dos direitos e deveres dos clientes, a Energisa disponibiliza uma relação detalhada das principais orientações aos consumidores em seu site oficial www.energisa.com.br.
 
No que se refere aos direitos dos consumidores, a Aneel regulamenta a possibilidade de o cliente escolher o vencimento de sua conta de energia, entre seis opções de datas oferecidas pela distribuidora. Além disso, é garantido ao consumidor o recebimento da fatura mensalmente com pelo menos cinco dias úteis de antecedência ao vencimento.
 
Os clientes também têm direito a um atendimento telefônico gratuito, 24 horas por dia, todos os dias da semana, para solucionar problemas emergenciais. Em casos de manutenção programada na rede elétrica que afete temporariamente o fornecimento de energia, o consumidor deve ser informado com no mínimo 72 horas de antecedência.
 
Por outro lado, entre os deveres atribuídos aos consumidores pela Aneel está a manutenção de um cadastro atualizado junto à Energisa, incluindo informações como nome, documentos, e-mail e telefone. “É importante também comunicar à distribuidora caso haja alguém no imóvel dependente de equipamentos elétricos vitais à vida, para receber um atendimento personalizado em situações de desligamentos”, reforça Millena.
 
Outros deveres incluem facilitar o acesso dos funcionários da distribuidora às instalações para inspeção e leitura da medição, pagar as faturas em dia para evitar multas e suspensão do fornecimento, além de manter as instalações elétricas do imóvel adequadas e seguras, sem fraudes ou furto de energia.
 
Confira abaixo os canais de atendimento da Energisa em Rondônia.
 
- Whatsapp Gisa: (69) 99358-9673;
 
- Site Oficial: energisa.com.br;
- Aplicativo Energisa On: Disponível para download no Google Play ou App Store do celular;
 
- Call Center: 0800 647 0120.
 
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS