COLUNA SEMANAL: Após escândalo, Unir vai fazer um ‘pente fino’ em diplomas de docentes

E as conversas para a sucessão da Prefeitura de Porto Velho estão a todo vapor; um pouco da história da educação em Rondônia, com a professora Ursúla Maloney; e muito mais estão nesta coluna

COLUNA SEMANAL: Após escândalo, Unir vai fazer um ‘pente fino’ em diplomas de docentes

Foto: Divulgação

No Máximo

 

As articulações para a escolha dos candidatos a prefeito de Porto Velho estão, cada vez mais, acirradas. Um nome que está mostrando que tem tudo para se eleger deixando muito candidato a ver navios, é o do deputado federal Fernando Máximo. Se as coisas continuarem nesse ritmo, ele poderá chegar como grande favorito no dia da votação, desbancando figuras carimbadas de nosso Estado. Mas, política é igual a nuvens, mudam a todo minuto. Sendo assim, vamos acompanhar o desenrolar do cenário local e você, eleitor, reflita mais sobre quem merece seu voto. Tempo para isso você tem!

 

Reitora

 

E a nova reitora da Universidade Federal de Rondônia tomou posse no cargo, na última sexta-feira (8), em uma cerimônia, na Assembleia Legislativa de Rondônia. A professora Marília Pimentel vai comandar a única universidade federal de Rondônia e terá a difícil missão de amenizar as disputas internas dentro da instituição que já derrubaram outros e outras que assumiram esse posto. Além disso, deve tornar realidade alguns sonhos dos alunos como, por exemplo, colocar o restaurante universitário para funcionar e garantir mais segurança no campus da capital. Necessário também aproximar a Unir da população, ou seja, sair dos muros. A coluna deseja sucesso para a reitora Marília Pimentel!

 

Vice-reitora

 

Ainda sobre a Unir, a história da ex-vice-reitora com diploma falso de doutorado ainda não acabou e deve render para todos os docentes. Viviane Barrozo da Silva ou Viviane Ricciotti, renunciou ao cargo de vice e a portaria de nomeação foi tornada sem efeito. Os próximos passos são os procedimentos internos em relação ao caso. Com o cargo de vice vago, a Procuradoria Jurídica da universidade está preparando um parecer sobre como será feito o preenchimento do cargo de vice-reitora. A decisão final caberá ao Conselho Universitário (Consun), que ainda não foi convocado para deliberar sobre o assunto.

 

Curiosidade

 

Um caso como esse da Unir, onde pesa sobre um dos mais altos cargos dentro da universidade a acusação de falso diploma, tem despertado o interesse de outras instituições país afora, para se informar melhor sobre a situação. Fontes relataram para a coluna que desde quando essa história veio à tona, têm sido vários os contatos de outras universidades procurando informações sobre essa triste e inédita situação no ensino superior rondoniense.

 

Pente fino

 

Mas apesar de todo o constrangimento, algo de bom começa a se extrair de toda essa confusão. Já é consenso dentro da Unir que é preciso passar um pente fino, fazer uma auditoria interna nos diplomas apresentados pelos docentes da instituição. Para isso, uma comissão está sendo formada para fazer as análises, visando evitar possíveis novas fraudes e escândalos de canudos de especialização, mestrado, doutorado ou pós-doutorado falsos. Uma excelente ideia, antes tarde do que nunca!

 

Mulheres

 

 

Na sexta-feira (08), se celebrou o Dia Internacional da Mulher. Uma data para refletirmos e pensarmos além dos chocolates, flores, presentes e palestras sobre o papel delas e as dificuldades que enfrentam todos os dias em nosso país. A Coluna Semanal parabeniza a todas elas e deseja que o Dia da Mulher seja todos os dias em nossa sociedade!

 

Ursúla Maloney

 

Para marcar a data, o jornalista Ivan Frazão, entrevistou no Programa Conexão Rondoniaovivo, do último dia 08, a professora Ursúla Maloney. Ela é uma das mais antigas educadoras rondonienses e foi responsável pela formação de alunos em escolas públicas e particulares. Essa mulher negra, rondoniense e professora ajudou a fundar a maioria das escolas no interior do recém-criado estado de Rondônia. Confira a conversa aqui!

 

Sem educação

 

 

Enquanto uns se preocupam em educar a população brasileira, uma parcela da nossa população quer ver o povo na idade das trevas. Um exemplo disso foi a escolha do deputado federal Nikolas Ferreira(PL), 27 anos, para o cargo de presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados A eleição dele para o posto passou por um acordo entre líderes partidários, que foi avalizado pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). Num país de grandes desigualdades sociais como o Brasil, uma comissão da importância como essa era para ser ocupada por alguém, independente de ser de esquerda ou direita, que tivesse experiência na atuação em sala de aula ou na gestão da educação.

 

Retrocesso

 

No entanto, em o que Nikolas Ferreira pode contribuir para a educação de nosso país? Ele nunca apresentou um projeto nessa área, é conhecido pelos escândalos e falta de educação que tem protagonizado em Brasília e, como se não bastasse, ainda é acusado de disseminar fakes news. Um retrocesso feito pelos nobres deputados federais pagos por todos os brasileiros para ajudar a melhorar o país em todos os campos.

 

Advocacia Rosa

 

A advocacia está ficando cada dia mais feminina em nosso país, segundo dados da Ordem dos Advogados do Brasil. O país conta com 1,37 milhão de advogados, sendo que desses 667,8 mil são homens (49%) e 708,5 mil são mulheres (51%). Em Rondônia, temos 5495 advogadas e 4851 homens. Apesar de serem maioria, apenas cinco seccionais da Ordem têm mulheres na presidência, que são: Bahia, Mato Grosso, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Já na vice-presidência, elas estão em 20 seccionais.

 

Sávio Lessa

 

Falando sobre advocacia, está imperdível a entrevista que o advogado criminalista e professor universitário, Sávio Lessa, concedeu ao jornalista Ivan Frazão, no Programa Conexão Rondoniaovivo. Os temas abordados foram os mais variados das ciências criminais. Confira no link .

 

Investimento

 

Uma grande oportunidade de negócio em Porto Velho. Assim podemos dizer sobre o leilão que acontecerá no próximo dia 12 de março. Trata-se de um prédio localizado em frente ao Porto Velho Shopping, no bairro Embratel, e o lance inicial é de R$ 1,5 milhão. A leiloeira Vera Lúcia Aguiar, disse que é uma oportunidade única para quem deseja investir em um imóvel bem localizado e que pode ser tanto residencial como comercial. Se não for arrematado no primeiro leilão haverá um segundo, no dia 26 de março, onde o valor do lance terá 50% de desconto em relação ao pedido inicialmente.

 

Prêmio

 

O sexto Prêmio MapBiomas está com as inscrições abertas até o dia 15 de abril. A premiação será para oito trabalhos que juntos vão dividir a premiação de R$ 80 mil. Além disso, os vencedores receberão bolsas para o curso de Geoprocessamento de imagens de satélite utilizando o Google Earth Engine da Solved e assinaturas anuais da Revista Ciência Hoje Digital. O projeto é realizado em colaboração com o Instituto Ciência Hoje.

 

Formatos

 

Podem concorrer variados formatos de trabalho como artigos, monografias, dissertações, teses ou relatórios, desenvolvidos individualmente ou em co-autoria, por estudantes de escolas, nível técnico, graduação, pós-graduação, professores, profissionais de empresas privadas ou de ONGs, gestores públicos, entre outros. Os trabalhos inscritos podem explorar as iniciativas, módulos e produtos do MapBiomas, como o MapBiomas Alerta, MapBiomas Fogo, MapBiomas Água e MapBiomas Solo.https://brasil.mapbiomas.org/premio-mapbiomas/

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Aldo Júlio em Rolim de Moura?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Ariquemes tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS