NOVO FUSCA: GWM ganha na justiça e pode lançar Fusca elétrico no Brasil

Montadora chinesa GWM registra no INPI modelo do Fusca elétrico no Brasil

NOVO FUSCA: GWM ganha na justiça e pode lançar Fusca elétrico no Brasil

Foto: Divulgação

Após um embate jurídico, a chinesa GWM derrubou uma liminar da Volkswagen contestando o registro de dois modelos de carros elétricos junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). Com a decisão, a montadora está livre para lançar no Brasil uma versão elétrica do Fusca, um icônico veículo que marcou gerações.

 

Com os nomes de Ora Punk Cat e Ora Ballet Cat, os modelos são bastante semelhantes ao Fusca, e assim, a GWM pretende ganhar o gosto do mercado saudosista e atrair os novos consumidores com base no conforto e designe atualizado. Os desenhos industriais dos modelos foram protocolados no INPI em novembro 2021.

 

A Volkswagen, dona da patente do original Fusca, contestou na justiça alegando que os dois modelos da GWM seriam “uma cópia escancarada do icônico Fusca, como se não houvesse leis no Brasil que salvaguardassem os esforços alheios e vedassem a concorrência desleal e parasitária e a associação indevida”.

 

Apesar de reconhecer as semelhanças em forma de “besouro”, a montadora chinesa alegou que a Volkswagen tirou o modelo de circulação no Brasil em 1996, e que assim, abriu caminho para que novos fabricantes pudessem desenvolver um carro similar.

 

Apesar do imbróglio jurídico e da expectativa de mercado, ainda não está certo que os modelos Ora Punk Cat e o Ora Ballet Cat sejam de fato fabricados e comercializados no Brasil.

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão da prefeita Valéria Garcia em Pimenteiras do Oeste?
Você é a favor do uso da linguagem neutra?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS