SEGURANÇA: Educação no trânsito é fortalecida através de ações com foco na prevenção

Através de atividades lúdicas, Detran-RO fortalece segurança viária para estudantes

SEGURANÇA: Educação no trânsito é fortalecida através de ações com foco na prevenção

Foto: Assessoria

Com a mensagem “A Cultura de Paz e Acalmamento no Trânsito”, estabelecida para o mês de abril em conformidade com a Resolução nº 1.000 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) realiza ações nos municípios rondonienses, com foco na prevenção de sinistros. Por meio de pit stops, blitzes, e atividades lúdicas em escolas, voluntários orientam a população, destacando a “Educação para a Paz”, salvaguardando a preservação da saúde e do meio ambiente.
 
O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou que, “as ações educativas priorizam a vida, sendo relevante o apoio da sociedade neste movimento, estabelecendo um ambiente de civilidade e de respeito às leis”.
 
A diretora da Escola Pública de Trânsito (EPTran), Junaia Freitas salientou que, as ações educativas do Detran-RO fazem parte do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), ao qual a Autarquia aderiu em 2022, que estabelece metas para redução de no mínimo 50% das taxas de mortes por grupo de habitantes e por de veículos, de 2018 a 2028.
 
Segundo o diretor-geral da Autarquia, Léo Moraes, “a adoção de hábitos seguros, respeitar as leis de trânsito, é responsabilidade da população. Estamos trabalhando para que todos possam estar seguros, e consequentemente, salvando vidas”, frisou.
 
 
AÇÕES EDUCATIVAS
 
Na terça-feira (23), na Escola Chapeuzinho Vermelho,  a equipe da Ciretran de Ariquemes realizou atividades lúdicas para 670 alunos da Educação Infantil e 1º ao 3º ano dos turnos manhã e tarde, com orientações sobre uso adequado da faixa de segurança, destacando a forma correta de atravessar a faixa; como o pedestre deve sempre andar na calçada, e o ciclista deve descer da bicicleta, sinalizando com a mão, a intenção de atravessar.
 
Outra ação em destaque, foi realizada no “Dia Nacional da Paz”, 21 de abril, intitulada “Paz no Trânsito Com Café”, que foi realizada na Praça Quero-quero de Ariquemes, com o objetivo de orientar os cidadãos quanto às condutas seguras de pedestres, passageiros, ciclistas e condutores. 
 
Em Itapuã, palestras foram prestadas para 70 alunos, com idade entre 15 a 18 anos anos, do 6° curso de Polícia da Guarda Mirim Municipal, que ocorreu no último dia 18. Divididos em duas turmas, pela manhã e tarde, no prédio da Ciretran, os alunos receberam orientações com temas referentes às funções do Detran-RO, tais como: processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), registros de veículos, vistoria veicular, e ainda conheceram as ações educativas executadas pela Autarquia, como a “Sua Vida Vale Mais!”, “Respeite Meu Espaço”, com destaque às orientações que favorecem a segurança viária.
 
 
CRONOGRAMA
 
Estão previstas para acontecer neste fim de semana, múltiplas ações educativas:
 
Direito ao esquecimento
Qual pré-candidato à Prefeitura de Machadinho do Oeste tem sua preferência?
Como você avalia a gestão do prefeito Jurandir de Oliveira em Santa Luzia do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS