MAIO AMARELO: Ações e campanha integram 1º Encontro Rondoniense de Educadores de Trânsito

Encontro Rondoniense de Educadores de Trânsito segue até terça-feira (30), no auditório em Porto Velho

MAIO AMARELO: Ações e campanha integram 1º Encontro Rondoniense de Educadores de Trânsito

Foto: Assessoria

Como uma epidemia silenciosa, foi assim que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) evidenciou os acidentes de trânsito, meio que mata mais pessoas que a guerra ou doenças crônicas e severas, durante o 1º Encontro Rondoniense de Educadores de Trânsito e lançamento do Maio Amarelo 2024, campanha com a proposta de chamar atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito, em todo o mundo, que traz como tema em 2024: “Qualquer sinal de paz, retribua. Paz no trânsito começa por você”. O evento de abertura aconteceu na segunda-feira (29), em Porto Velho.
 
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as políticas públicas de educação no trânsito são fundamentais para conscientização e auxílio na redução dos números de acidentes.
 
Segundo o diretor-geral do Detran-RO, Léo Moraes, o debate de ação finalística tem que ser em conjunto com todos os órgãos de controle, destacando as parcerias que a Autarquia tem buscado junto aos entes públicos, para dar seguimento aos projetos do Departamento. “Atualmente, o trânsito é responsável por 70% das entradas no Hospital João Paulo II, vítimas em decorrência de acidentes”, afirmou.
 
 
AÇÕES EDUCATIVAS 
 
Na ocasião, foram presentadas as ações educativas realizadas pelo Departamento e os novos projetos a serem implementados pelo órgão.
 
Respeite meu Espaço: Campanha permanente, com objetivo de instruir pedestres, ciclistas e condutores de veículos automotores a respeitarem o espaço uns dos outros, no trânsito, valorizando a vida e diminuindo o número de sinistros.
 
Este não pode ser seu último Carnaval: Com o intuito de levar conscientização aos brincantes para não misturar álcool e direção. A ação, consistiu na visita do “Bloquinho do Detran” às unidades da Capital, junto à banda da Polícia Militar, distribuindo plaquinhas interativas, leques e folhetos em formato de lata de cerveja, com orientações sobre um trânsito seguro.
 
Disque Vida: Lançada junto à Campanha do Carnaval, um servidor do Detran-RO conduzia o carro do motorista alcoolizado até sua casa, após um protocolo de atendimento, proporcionando um carnaval mais tranquilo e seguro, não havendo registros de acidentes com motorista bêbado.
 
Sua Vida Vale Mais: Criada com o intuito de implementar ações educativas, através de orientações  aos condutores sobre a importância do respeito e atenção no trânsito, em vias com maiores índices de sinistros de trânsito, conforme estatísticas do setor Registro Nacional de Sinistros e Estatísticas de Acidente (Renaest).
 
Mulher no Trânsito. No trânsito cultive o amor!: Foi realizada em todo o Estado, com a distribuição de 6 mil rosas às condutoras, no Dia Internacional das Mulheres, simbolizando o reconhecimento e valorização da presença feminina no ambiente de trânsito.
 
Volta às Aulas: Realização de Pit Stops em escolas da Capital, visando a segurança no trânsito. O objetivo é conscientizar estudantes e população em geral sobre a importância do respeito e uso da faixa de pedestres.
 
Detran nas Escolas: Ações lúdicas e educativas nas escolas, com a participação dos bonecos “Vidinha”, “Ligadinho” e “Didico”, instruindo as crianças sobre segurança no trânsito. São realizados ainda, sorteios de brindes e bicicletas para alunos.
 
Segurança ao Motociclista: Outra ação voltada aos motociclistas onde o Detran-RO, em parceria com concessionárias de motocicletas, realiza orientações sobre segurança no trânsito. Os participantes recebem capacetes, viseiras e antenas corta-pipa como parte do kit de segurança.
 
O evento contou com a presença de autoridades estaduais e convidados de fora do Estado, como a diretora de operações do Detran da Paraíba, Roberta Gouveia Neiva; coordenadora de Educação no Trânsito do Acre, Francicléia Machado; comandante do Batalhão de Trânsito, Deivsson Bispo; secretário-adjunto da Secretaria Estadual de Obras e Serviços Públicos (Seosp), José Hélio Pachá; titular da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), Gilvan Pereira; representante do comando do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), coronel BM Cristina Lima; desembargador do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), Daniel Lagos; representante da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Eluana Laydenitz; vice-presidente do Instituto Nacional de Projetos para Trânsito e Segurança (Inpotran), Francisco Garonce e o deputado estadual, Lucas Torres.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Aldo Júlio em Rolim de Moura?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Ariquemes tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS