ATUAÇÃO: Prefeitura capacita novos vacinadores para atuarem nas unidades de saúde

Ao todos, 35 novos profissionais estão sendo treinados para suprir as necessidades das salas de vacinas

ATUAÇÃO: Prefeitura capacita novos vacinadores para atuarem nas unidades de saúde

Foto: Assessoria

Para suprir a necessidade de profissionais vacinadores que atuam nas salas de vacina das unidades de saúde da zona urbana, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio da Divisão de Imunização, realiza uma capacitação para 35 novos servidores, entre estatutários que já atuam na rede e também contratações emergenciais através de processo seletivo.
 
O treinamento, que começou em 29 de abril e segue até 10 de maio, será realizado em duas etapas, sendo a teoria aplicada em sala de aula, e as atividades práticas, executadas nas próprias salas de vacina, onde os novos vacinadores terão a possibilidade de executar a imunização supervisionada por profissionais experientes.
 
“O objetivo é que nossos profissionais sejam capacitados como vacinadores para, assim, preenchermos as vagas em aberto que temos hoje nas salas de vacina de algumas unidades de saúde. Além disso, também queremos aperfeiçoar o serviço, dando mais celeridade no atendimento ao usuário”, explica a coordenadora municipal de Imunização, Elizeth Gomes.
 
Entre os conteúdos apresentado aos novos vacinadores estão o Calendário Nacional de Vacinas para todos os grupos (criança, adolescente, adulto, idoso, gestante), particularidades de cada imunobiológico existente no calendário, aspectos técnicos e administrativos de imunização, sistema de informação de dados dos pacientes, vigilância de eventos supostamente atribuíveis à vacinação ou imunização (eventos adversos), entre outros pontos.
 
Recém contratado mediante processo seletivo emergencial, o técnico de enfermagem Juliano Barros saiu da zona rural, na Vila de Teotônio, para participar dos 10 dias de curso. Para ele, “a oportunidade de novos aprendizados vai agregar conhecimento e melhorar o atendimento da população”.
 
Aurina Saraiva, também técnica de enfermagem, já atua como auxiliar na sala de vacina da Unidade de Saúde da Família Agenor de Carvalho. Com a atualização de conhecimento, passa atuar como vacinadora na mesma unidade. “Agora, vou trabalhar com muito mais segurança no desenvolvimento das minhas atividades”, pontua a profissional.
 
A previsão é que os novos vacinadores comecem a atuar imediatamente após o encerramento das atividades práticas. Uma delas acontece no próximo dia 9 de maio no residencial Orgulho do Madeira, com a disponibilização de todos os imunizantes do calendário à população daquela região.
 
Segundo a enfermeira da Divisão de Imunização da Semusa, Marina Martellet, uma próxima etapa de capacitação está em fase de programação que vai beneficiar os profissionais da zona rural e distritos. “Nossa preocupação é que os servidores que atuam nas salas de vacina estejam aptos, com conhecimento atualizado, para atender sempre da melhor forma nossa clientela, que é a população usuária do SUS”.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Aldo Júlio em Rolim de Moura?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Ariquemes tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS