COMÉRCIO: Governo de RO fortalece laços comerciais com o Peru, em Encontro de Negócios

O evento contou com a participação de representantes da embaixada do Peru no Brasil e empresários de diversos setores

COMÉRCIO: Governo de RO fortalece laços comerciais com o Peru, em Encontro de Negócios

Foto: Assessoria

Um encontro de negócios, visando fortalecer os laços comerciais e estreitar as relações bilaterais entre Rondônia e Peru, foi realizado nesta terça-feira (7), na sede do palácio do Governo em Porto Velho. O evento contou com a participação do embaixador do Peru no Brasil, Rómulo Acurio e da diretora-geral do Escritório de Comércio do Peru no Brasil, Promperu Brasil, Silvia Seperack, além de representantes do Ministério de Comércio Exterior e Turismo do Peru e 20 empresários peruanos, marcando uma nova etapa de cooperação econômica entre os dois países.
 
Durante a reunião, foram discutidas oportunidades de investimento, parcerias comerciais e projetos de colaboração em áreas estratégicas como agronegócio, tecnologia, infraestrutura e turismo.
 
O vice-governador do Estado, Sérgio Gonçalves destacou a importância do evento como referência na relação entre Rondônia e o Peru, ressaltando o potencial de crescimento e desenvolvimento mútuo, que a parceria pode proporcionar. “Esse estreitamento das relações comerciais entre Brasil e Peru faz parte da política do governo. Sabemos que há uma lacuna de oportunidades a serem exploradas entre os países vizinhos e esse encontro permite a troca de experiências e a identificação de potenciais sinergias, representando mais vendas às empresas e geração de emprego e renda”, pontuou.
 
O embaixador do Peru no Brasil, Rómulo Acurio, ressaltou que o foco da delegação é conhecer as oportunidades de comércio em Rondônia e promover os produtos peruanos. Também considerou que o momento representa uma abertura importante de mercado transfronteiriço, que pode ser impulsionado com as futuras operações no porto de Chancay, maior porto da América Latina em construção, no Peru.
 
Segundo Acurio, será preciso identificar concretamente, qual a logística das rotas que podem ser utilizadas e quais produtos podem ser movimentados, tanto para o mercado peruano quanto para o mercado asiático. “Estamos impressionados com o potencial desenvolvimento econômico de Rondônia, por isso trouxemos uma delegação expressiva de empresários de exportação e logística do Peru, para mostrar as oportunidades”, destacou.
 
Também integram a comitiva do Ministério de Comércio Exterior e Turismo do Peru, a diretora-geral de Facilitação do Comércio Exterior e Turismo, Claudia Parra Silva, a diretora de zonas econômicas especiais, Carol Flores e o diretor de desenvolvimento de mercados internacionais, Boris Gómez.
 
As empresas peruanas presentes no encontro demonstraram interesse em explorar oportunidades de negócios em Rondônia, reconhecendo a qualidade e a competitividade dos produtos e serviços locais. Os representantes institucionais destacaram a importância da cooperação entre os setores público e privado para promover a integração regional.
 
 
PROGRAMAÇÃO
 
Durante a manhã a delegação peruana visitou o Porto de Porto Velho e conheceu as instalações e funcionamento do terminal portuário.
 
A comitiva assistiu a uma apresentação, In loco, conduzida pelo diretor de Operação e Fiscalização, Alfredo Yukio, que apresentou o potencial de movimentação de cargas e as perspectivas de crescimento. Yukio revelou que o Porto já tem uma logística de transporte para Iquitos, no Peru, onde movimenta, principalmente açúcar, óleo e arroz.
 
As atividades seguem até quarta-feira (8), com apresentações de seminários sobre oportunidades comerciais, rodadas de negócio, whorkshop de logística e visitas a empresas, em Porto Velho.
Direito ao esquecimento
Qual pré-candidato à Prefeitura de Machadinho do Oeste tem sua preferência?
Como você avalia a gestão do prefeito Jurandir de Oliveira em Santa Luzia do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS